71 views 5 mins

Indústria 5.0 prioriza bem-estar de trabalhadores

em Destaques
quarta-feira, 20 de março de 2024

Atualmente, está em curso o desenvolvimento de um novo conceito denominado Indústria 5.0. E se antes o principal objetivo era a otimização dos processos para melhorar a produção, agora, a meta é promover a harmonia entre máquina, processos e humano na gestão dos processos inteligentes.

Entretanto, não faz muito tempo que a Indústria 4.0 ganhou destaque, o que faz com que muitas pessoas questionem se já estamos testemunhando outra transformação industrial. Sob certas perspectivas, a resposta para essa pergunta é um enfático “sim”.

Enquanto a Indústria 4.0 se baseou na automação de processos, a 5.0 busca combinar a revolução das tecnologias à presença humana e potencializar ao máximo o seu trabalho e bem-estar, um elemento que muitos especialistas consideram ter sido perdido nas evoluções tecnológicas.

Nessa nova onda, muitas soluções têm surgido com o intuito de melhorar a qualidade de trabalho dos profissionais da indústria, priorizando a segurança e capacidade de tomada de decisões, aspecto chave da Indústria 5.0, eliminando trabalhos manuais de coleta e interpretação de dados.

Um exemplo para que se possa entender como esse conceito funciona na prática é o da Trackfy, uma startup que desenvolveu uma solução baseada em Data Analytics, Digitalização e IoT e que se propõe, por meio do fornecimento de dados, insights e indicadores em tempo real, a tornar os locais de trabalho mais seguros e produtivos.

Trata-se de uma solução que possibilita uma maior agilidade e capacidade na tomada de decisões relacionadas ao planejamento e execução das atividades desempenhadas pelos trabalhadores. Ela é fundamentada no monitoramento dos ambientes de trabalho e dá insights automáticos e em tempo real graças à sua inteligência artificial.

A partir daí, é possível verificar possíveis situações de acidentes que podem ser evitados e também padrões de atividade que podem ser melhorados, a fim de garantir uma melhor condição aos profissionais, tanto gestores quanto executantes de campo.

O modo peculiar da tecnologia chama a atenção pela maneira como é aplicada, sendo em capacetes ou no crachá dos trabalhadores. Neles há um botão de pânico para emergências. A solução já é utilizada em polos fabris de diversos estados, a exemplo de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

“Se um trabalhador acessou um local de perigo, por exemplo, o sistema cria alertas automáticos para que as equipes de urgência e emergência da unidade atuem proativamente para garantir a segurança do mesmo. Com este tipo de funcionalidade, já conseguimos resultados como uma redução de 30% no tempo médio de evacuação de uma planta industrial”, explica Túlio Cerviño, CEO da Trackfy.

“Desta forma, os gestores têm em mãos dados que mostram exatamente quais seriam os retornos financeiros e intangíveis que eles obteriam ao investir em uma infraestrutura de cobertura e arrefecimento dos seus canteiros, pipe-shops, entre outros. Esta é a verdadeira Indústria 5.0, que potencializa a capacidade de decisão dos gestores, enquanto melhora as condições dos trabalhadores de campo”, completa.

Túlio conta outro exemplo de como a tecnologia pode trazer melhorias significativas às condições de trabalho dos profissionais da indústria, e consequentemente, aumentar sua competitividade. “A nossa solução identificou, em um dos casos, que os trabalhadores percorriam até cinco quilômetros diariamente, sob o sol quente, em uma indústria, até chegar ao ponto de trabalho.

Assim, foi possível identificar diversos pontos de melhoria nos processos e organização da empresa, que resultavam em um grande aumento de produtividade para a mesma, enquanto melhorávamos o bem-estar dos trabalhadores. Na medida que esses profissionais não gastavam tanto tempo e não se cansavam desnecessariamente, aumentava a produtividade de seus setores, já que estavam mais dispostos e com mais tempo para dedicar à sua atividade fim, é uma situação onde todos ganham”, sublinha o CEO da Trackfy. – Fonte e mais informações: (http://trackfyapp.com).