Thiago Gomes (*)
Nem todos já o conhecem pelo seu devido nome, mas algo é fato: o RCS (Rich Communicaton Service), novo sistema de mensageria do Google, está dando muito o que falar. Ao longo do mais recente evento organizado pela big tech neste mês de maio, o Google I/O 2023, foi divulgado que este protocolo de comunicação atingiu a marca dos 800 milhões de usuários mensais ativos em todos o mundo, sendo 300 milhões só esse ano. Muitas expectativas estão cercando este tema – mas, afinal, o que está o tornando tão popular?
Tido pelo próprio Google como sucessor do antigo padrão SMS, o RCS representa um protocolo de comunicação mais seguro e completo entre operadoras de telefonia móvel, no qual é possível enviar mensagens mais ricas, interativas e personalizadas a partir de um conjunto de textos, imagens, gifs e carrosséis ao mesmo tempo. Todos os textos contêm um selo de autenticidade assegurado pelo próprio Google, contendo a logomarca e nome da empresa verificados para assegurar o destinatário sobre quem o está contatando.
Apesar de ainda só estar disponível para Android, a big tech não vem poupando esforços para reforçar seus benefícios de incorporação a todos os dispositivos. Tanto é que, ainda durante o I/O, reforçou que atualizou a tecnologia de SMS e MMS para o RCS. Na prática, a mudança permitirá que todos os dispositivos Android estejam aptos a receber e utilizar este protocolo de comunicação – reforçando, sobretudo, os diferenciais deste novo sistema de mensageria perante os outros existentes no mercado.
Em um comunicado oficial do vice-presidente de gerenciamento de produtos da empresa, Sameer Samat, há uma forte expectativa de que todos os sistemas operacionais consigam adotar o RCS, unificando os usuários em uma mesma comunidade de mensageria sem barreiras tecnológicas no acesso a um serviço seguro e de qualidade. Mas, esta parece ser uma realidade ainda distante, considerando que a Apple se mostra contrária à esta adoção ao iMessage, justificando a falta de interesse de seus clientes ao padrão.
Mesmo diante desta recusa, as novidades apresentadas no evento reforçam os altos investimentos do Google na expansão de seu protocolo, almejando que empresas e pessoas possam se comunicar de forma mais simples, eficiente e segura, independentemente do dispositivo utilizado. Tanto é que, a estimativa para o final deste ano, é de que a quantidade de usuários ativos neste sistema chegue à marca de 1 bilhão.
O RCS chegou oficialmente ao mercado há pouco tempo, tendo sido lançado em 2020. Mas, muitos avanços e vantagens se tornaram notáveis ao incorporá-lo, especialmente na manutenção de uma comunicação mais próxima e personalizada entre as empresas e seus clientes. Em um mundo omnichannel, onde a integração de diferentes canais se mostra uma adaptação necessária para elevar a satisfação dos consumidores em sua jornada de compras, a presença destas características é algo crítico para impulsionar o engajamento entre as partes.
A substituição do SMS por um recurso mais seguro e completo é uma demonstração importante do potencial de impacto do RCS no mercado, o evidenciando como um dos canais mais positivos de se investir para uma comunicação mais enriquecida para todos. Sua expansão já está ocorrendo em passos largos, com fortes expectativas de que se torne, logo menos, uma das maiores tendências no mercado de mensageria global.
(*) É Diretor de Customer Success da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.