De acordo com o estudo “Talent Gap: Ten-Year Employment Trends, Costs and Global Implications”, do Project Management Institute (PMI), até 2030 o mundo precisará de 25 milhões de novos profissionais de projetos com habilidades específicas, mostrando que o setor é fundamental para quem busca eficiência, seja para pequenas, médias, grandes empresas ou até mesmo profissionais autônomos.
Tendo isso em vista, o cenário dinâmico de gerenciamento de projetos está prestes a testemunhar uma série de transformações inovadoras em 2024, impulsionadas pela evolução constante da tecnologia e pela necessidade crescente de abordagens mais eficientes e adaptáveis. Além disso, o PMI, a maior autoridade mundial em gerenciamento de projetos, estima que, anualmente, serão necessários 2,3 milhões de novos profissionais para atuar na área.
Segundo Marina Scotelaro Pantoja, Gerente de Marketing do Zoho Projects, solução de gerenciamento de projetos da multinacional indiana Zoho, o mercado de trabalho está testemunhando uma crescente demanda por profissionais qualificados em gerenciamento de projetos. Com o avanço constante da tecnologia, as empresas estão expandindo suas operações e, consequentemente, a necessidade de gerenciar novos planos eficientemente está mais crítica do que nunca.
“Em um mundo empresarial cada vez mais competitivo, as empresas valorizam a agilidade na execução de projetos. Profissionais dessa área desempenham um papel crucial na garantia de que essas atividades sejam concluídas dentro do prazo e do orçamento, conferindo uma vantagem estratégica significativa às organizações”, afirma.
Dessa forma, nem todos os entusiastas de tecnologia desejam seguir a rota de desenvolvimento de software. Sendo assim, o gerenciamento de projetos oferece uma alternativa inteligente para aqueles que desejam estar no coração da inovação tecnológica, coordenando e liderando iniciativas sem precisar mergulhar na codificação. Além disso, profissionais dessa área estão entre os mais bem remunerados no setor de tecnologia. A crescente necessidade de especialistas reflete-se na constante oferta de posições com salários competitivos.
Mas afinal, como ingressar no mundo de gerenciamento de projetos? Pensando nisso, Marina listou quatro dicas que podem ajudar. Confira:
- – Certificações Específicas – Considere a obtenção de certificações reconhecidas em gerenciamento de projetos, como PMP (Project Management Professional) ou CAPM (Certified Associate in Project Management), para ganhar credibilidade e conhecimento.
- – Networking Estratégico – Participe de eventos, seminários e conferências dedicadas ao gerenciamento de projetos. O networking é fundamental para abrir portas e estar atualizado sobre as últimas tendências. Neste ano, alguns dos eventos que irão acontecer, com foco em gerenciamento de projetos, são: Project Controls Expo, nos dias 7 e 8 de março, o Agile Trends, entre os dias 4 e 7 de março e o CBGPL, nos dias 29 e 30 de abril.
- – Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais – O sucesso no gerenciamento de projetos não se resume apenas a habilidades técnicas, mas também a habilidades interpessoais. Aprimore suas habilidades de comunicação, liderança e resolução de conflitos.
- – Experiência Prática – Busque oportunidades para trabalhar em projetos, mesmo que inicialmente em papéis menores. A experiência prática é inestimável e pode diferenciá-lo no competitivo mercado de trabalho.
O Gerenciamento de Projetos surge como um farol de oportunidades para profissionais de tecnologia em 2024. Ao combinar agilidade, remuneração atrativa e flexibilidade, esta carreira oferece uma perspectiva empolgante para aqueles que buscam diversificar suas trajetórias profissionais no mundo da tecnologia.
Com isso, se torna o momento para as empresas se preparem para este novo cenário, aliando capacitação profissional a ferramentas e plataformas realmente eficazes de gerenciamento. “Além de profissionais, serão necessárias novas tecnologias e plataformas potentes para auxiliar nas tarefas, e assim, atingir as metas estipuladas”, complementa a especialista.
“Essas tendências prometem abrir novas possibilidades para a inovação e a eficiência operacional também. As organizações que abraçarem essas mudanças estarão melhor posicionadas para enfrentar os desafios do futuro e alcançar o sucesso em seus empreendimentos”, finaliza. – Fonte: (https://www.zoho.com/pt-br/projects/).