Se por um lado as crises causam insegurança, por outro, são catalizadores do empreendedorismo. Análise da série histórica da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil com o apoio do Sebrae, apontou que, em 2020, o Brasil deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade.
Dentro deste cenário, as franquias representam um modelo de negócio bastante atrativo. Por se tratar de um modelo já consolidado no mercado, as franquias representam menos riscos, oferecem toda a estrutura e os processos desenvolvidos, o que ajuda muito no começo de uma empresa, além de terem um plano de negócios predefinido, que guia o empreendimento. As franquias disponibilizam todo o seu know-how, pois já testou tudo o que poderia dar certo e errado, e não deixará o empreendedor falhar onde ele eventualmente falharia.
O CEO da Halipar (Holding de Alimentação e Participações), Ricardo José Alves, destaca: “A escolha da marca é tão importante quanto a decisão de se tornar um franqueado, uma vez que estar amparado por uma franqueadora sólida oferece inúmeros benefícios, como maior força na negociação em toda a cadeia que envolve a abertura de uma loja”.
A franqueadora é uma das maiores holdings de alimentação do Brasil, detentora das marcas Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, e prevê inaugurar, ainda este ano, mais 15 lojas, comprovando que mesmo em meio a uma crise, o franchising, aliado à força da marca, é uma excelente opção de negócio. A solidez das marcas da Halipar foi determinante para auxiliar os franqueados a enfrentarem as dificuldades impostas pela pandemia.
“Renegociamos com fornecedores, suspendemos os royalties e buscamos condições que possibilitassem manter as operações com qualidade”, disse Alves. Neste período, o apoio da franqueadora foi essencial para Tiago Borges Albanez afirmar que sua aposta no novo modelo da holding já é um sucesso. Junto com o sócio, Edhelson Brandon Garcia, ele está à frente do primeiro Halifood, um ousado projeto da Halipar, que reúne diferentes marcas em um mesmo espaço, possibilitando otimizar a operação e diversificar o mix de produtos.
A unidade foi inaugurada em janeiro, ao lado do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e conta com Montana Grill, Jin Jin, Milanetto e Croasonho. “Desde o primeiro mês, o Halifood foi um sucesso, foi um case muito positivo. Estamos super felizes. É fato que a pandemia atrapalhou, mas ao mesmo tempo, continuamos muito otimistas. O cenário já apresentou sinais de melhora e acreditamos que teremos muita coisa boa para acontecer já em 2021”, avalia o empresário.
O primeiro Halifood está localizado no Parque Corporativo Bresco Viracopos, que atualmente conta com cerca de 3,4 mil colaboradores e está em constante crescimento, com previsão de chegar a 10 mil nos próximos três anos. Além do público local, o empreendimento recebe clientes de diversas empresas da região, pois está ao lado do Distrito Industrial de Campinas. A história de Tiago com a Halipar começou em 2012 quando, com a família, inaugurou seu primeiro Griletto no shopping de Paulínia, cidade onde morava.
“O retorno foi muito rápido: logo no primeiro mês, o saldo da loja já foi positivo e, em menos de dois anos, compramos um outro Griletto em Campinas e um Milanetto, no shopping de Paulínia”, conta. Com o negócio prosperando e o desejo de expandir, o empresário conheceu o Halifood. Junto com o sócio, aceitou o desafio de comandar o projeto-piloto do novo modelo da franqueadora. “O que nos fez acreditar nesse projeto inovador foi o time da Halipar. Os gestores nos passam muita confiança e credibilidade, além de oferecerem todo o suporte necessário”, disse.
A segunda unidade da Halifood será inaugurada ainda este mês, em São Paulo. O Halifood Chácara Flora também será de um investidor que já é franqueado da holding. Franqueado da Croasonho São Bernardo do Campo desde 2017, Victor Rassoul Guedes de Souza, de apenas 24 anos, está investindo novamente na Halipar pelo excelente relacionamento e por toda a estrutura que a franqueadora oferece.
O jovem empreendedor conheceu seu primeiro negócio na ABF Franchising, uma feira promovida pela Associação Brasileira de Franchising, e logo se interessou pela “marca jovem com um produto único e diferenciado”, como ele mesmo a define, e completa: “Ter um amplo caminho de crescimento junto à marca foi o mais convidativo”. A oportunidade de investir no novo Halifood surgiu quando o empreendedor se preparava para abrir sua segunda Croasonho. Victor e Vinícius Cecere Mathias, 26 anos, seu sócio neste novo projeto, terão as marcas Croasonho, Montana Grill e Milanetto compartilhando um espaço de 280 metros quadrados.
“Gerir um negócio que abrange as três marcas será um grande desafio, mas temos todo o suporte da Halipar e confiamos nessa parceria. O backup que a franqueadora nos oferece no dia a dia da operação, orientando o que fazer para performar melhor, e o fácil acesso a todos os departamentos da empresa, nos deixam bastante confiantes”, afirma Victor.
Para quem pensa em investir em uma franquia, o CEO da Halipar aconselha: “Trabalhar com franquias, principalmente de alimentação, é estar sempre participando de todos os processos da empresa. Dedicação e comprometimento são fundamentais. Na Halipar, nós realizamos o test drive, que permite que o candidato passe um final de semana na loja com um consultor do grupo e vivencie todas as situações possíveis.
É uma das formas mais certeiras para conhecer mais sobre a franquia e sobre os processos, e entender se é isso mesmo que ele quer. Depois da experiência, 99% dos candidatos fecham negócio”. – Fonte e mais informações: (www.halipar.com.br).