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Franquias de beleza – por que investir nesse tipo de negócio?

em Destaques
quinta-feira, 16 de março de 2023

Cassio Pantoja (*)

Quem pensa em comandar um negócio próprio, além de querer lucrar, normalmente tenta avaliar oportunidades que combinem algum tipo de segurança e estabilidade. É difícil pensar em empreendedorismo sem riscos, no entanto, é possível minimizá-los.

Uma boa solução, nestes casos, é investir na abertura de uma franquia, uma vez que normalmente as empresas franqueadoras oferecem modelos de negócios bem estruturados, testados, com processos de gestão e atendimento bem definidos e resultados comprovados.

O mercado de franquias vem demonstrando cada vez mais maturidade no Brasil e rapidamente voltou a ganhar ritmo após o período mais crítico da pandemia. Os números comprovam essa percepção. Veja, que de acordo com os relatórios da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias anotaram crescimento nominal de 14,3% em 2022 com faturamento superior aos R$ 211 bilhões.

Um dos segmentos que alcançou bons resultados foi o das franquias reunidas na categoria de ‘Saúde, Beleza e Bem-Estar’. Elas ampliaram sua receita, em 2022, em aproximadamente 21,5%, o que reforça o fato de que o mercado de serviços de beleza é um dos que mais cresce no país.

Especialmente após o período crítico da pandemia, esse resultado mostra que as pessoas estão mais envolvidas com a própria saúde e bem-estar e que buscam serviços que proporcionem conforto físico, emocional e até uma espécie de recompensa por todo o cenário enfrentado.

Esse cenário favorável, claro, chama a atenção de quem já atua, de alguma maneira, no segmento, assim como também revela oportunidades para quem tem o sonho de abrir um negócio em uma área promissora. Especialmente neste último caso, o franchising surge como uma alternativa interessante.

As chances de sucesso aumentam ainda mais quando o franqueado tem afinidade com a área de beleza, tempo para se dedicar ao negócio, disposição para aprender todos os processos e técnicas já testadas pela marca e disciplina para seguir as coordenadas dadas pela franqueadora.

Se a rede de franquias combinar o modelo de negócios a uma prestação de serviço com nível diferenciado, o cenário se torna ainda mais propício aos bons resultados. A criatividade também é um ponto chave nos casos de mercados e segmentos que já oferecem uma boa variedade de produtos e serviços. Um bom exemplo, neste caso, pode ser o ‘mercado de cuidados com as unhas’.

Quando falamos sobre prestação de serviços na área de cuidados com as unhas, nossa memória nos remete aos salões de beleza, espaços que oferecem uma gama variada de serviços de embelezamento em que a manicure está incluída. Um segundo conceito, do qual você pode se lembrar, são as esmalterias, que foram febre nos anos 2010. Porém, vou pedir que você se esqueça dessas referências.

Ao unir tecnologia, procedimentos técnicos primorosos e refinados, prestação de serviço de alto padrão de qualidade, atendimento personalizado e nível diferenciado de respeito às profissionais, chegamos a um conceito de negócios inovador no mercado de beleza. Essa é a proposta do ‘método russo original de cuidados com as unhas’, um dos serviços que mais cresce nos Estados Unidos e na Europa e que tem um potencial gigantesco também no Brasil.

De forma resumida, a metodologia russa prioriza e valoriza o crescimento das unhas naturais, mantendo-as sempre fortes e saudáveis, um conceito que vai na contramão do que é feito nos estúdios de alongamento artificial. O método russo original é considerado o mais seguro da atualidade, promove a desaceleração do crescimento das cutículas, não causa lesões e ainda traz o benefício de durar de 3 a 4 semanas, sem necessidade de retoques ou manutenção nesse intervalo.

Não é apenas na técnica que o conceito ganha destaque. O ambiente dos estúdios e o atendimento prestado também revelam diferenciais importantes, uma vez que as profissionais têm seus postos de trabalho estruturados, priorizando a ergonomia durante a execução das atividades, bem como a saúde, uma vez que os atendimentos são realizados com paramentação completa da manicure.

Há climatização do ambiente, pensando no bem-estar de quem frequenta os estúdios e, principalmente, na qualidade e resultado da esmaltação, que deve ser realizada em temperatura controlada. Toda essa inovação revela excelentes oportunidades. Em um estúdio especializado no método russo original de cuidados com as unhas é possível alcançar faturamento mensal médio superior a R$ 120 mil, com 28% de margem de lucro, usando equipamentos com tecnologia de ponta e insumos com qualidade comprovada e certificada.

As mulheres que testam a metodologia enxergam resultados satisfatórios já no primeiro procedimento, fator que eleva de maneira importante a adesão ao método russo. Depois de passar pelos cuidados em mais uma ou duas sessões e ver o ápice do resultado ser alcançado, ela comprova que é possível ter as próprias unhas longas e fortes, sem sofrer com os alicates.

Com esses benefícios e a praticidade de reservar somente uma data no mês para cuidar das unhas, a fidelização é certa, assim como o sucesso de quem investe em um negócio desse tipo. Quem puder aproveitar oportunidades como essa certamente alcançar resultados incríveis!

(*) – É CEO da RNSA Franchising, franqueadora da Bela Russa, método russo original de cuidados com as unhas (https://franquias.portaldofranchising.com.br/)