60 views 5 mins

Feedback no processo seletivo é essencial para valorização do candidato

em Destaques
segunda-feira, 08 de janeiro de 2024

O esforço e dedicação por parte dos profissionais durante o processo seletivo precisam ser valorizados. Portanto, é cada vez mais essencial que empresas sejam transparentes e forneçam feedbacks e atualizações das etapas, mesmo em casos de negativa. Afinal, quem está em busca de uma oportunidade fica com as expectativas altas e o silêncio pode soar como desrespeito.

A empatia durante o recrutamento e seleção também ajuda a fortalecer a marca empregadora, pois profissionais que têm uma experiência positiva tendem a recomendar e falar bem a outras pessoas, mesmo que não tenham sido contratados.

“É comum encontrar relatos, principalmente em redes sociais corporativas, de quem passou por diversas etapas e de repente, o recrutador parou de responder. A falta de explicação sobre os motivos de não seguir com a contratação demonstra pouca valorização de toda energia aplicada naquele processo e pode fazer com que a organização construa uma imagem negativa perante o mercado, impactando diretamente na atração de talentos”, explica Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, HR Tech que oferece soluções para RH.

A executiva ainda reforça que em um feedback construtivo, o candidato tem a oportunidade de aprender mais sobre si mesmo, já que quem está conduzindo o recrutamento pode falar sobre pontos fortes e fracos, e expor as reais necessidades da empresa no momento. Além disso, pode ser um diferencial competitivo, pois mostra uma cultura organizacional orientada ao crescimento e desenvolvimento dos profissionais.

“Nós entendemos que em processos longos ou que envolvem muitos candidatos, a comunicação pode se tornar um ponto desafiador. Mas, é importante deixar a percepção positiva a todo o momento. Nesse cenário, a tecnologia é uma grande aliada do recrutador”, afirma a CEO. Com o objetivo de colher frutos positivos para o crescimento e sucesso, o RH das empresas pode contar com a ajuda da tecnologia, que, além de contribuir com a gestão de tempo e talento das empresas, ainda auxilia nos objetivos de recrutamento.

Alguns softwares de RH são integrados a banco de currículos, o que otimiza o processo de recrutamento e seleção, possibilitando a contratação do talento ideal em menos tempo, o que possibilita uma experiência mais dinâmica e ágil. Além disso, existem recursos que vão desde a atração, divulgação da vaga, passando pelas etapas de seleção com triagem de currículos e testes, até a admissão 100% digital. O feedback, etapa fundamental para a experiência do candidato e a reputação da marca empregadora, também pode se beneficiar da tecnologia.

Com esse retorno, o candidato consegue acompanhar o status do processo seletivo, e sentir que a empresa valoriza a sua candidatura. Porém, com tantas demandas, realizar feedbacks em um prazo aceitável pode ser um desafio para o RH, criando um sentimento de distanciamento. Por isso, uma das funcionalidades do software Pandapé tem como objetivo ajudar os recrutadores nessa etapa, possibilitando a automatização e personalização de retornos para cada etapa.

A tecnologia também é parte importante para digitalizar a gestão de talentos, melhorar o engajamento e reduzir a rotatividade da empresa. Com a ferramenta de HCM, por exemplo, é possível integrar todos os funcionários desde o onboarding na plataforma e centralizar suas informações e comunicação interna, além de realizar pesquisas, avaliações de desempenho e controlar pagamento, ausências e férias.

“Embora muitos pensem que a tecnologia afasta, quando aplicada da maneira correta e gerenciada por uma pessoa treinada, os processos se tornam mais empáticos e humanos. E quando o ritmo é intenso e o feedback, tão essencial para a valorização do candidato, não pode ser realizado com cada participante individualmente, há formas de realizar com esse auxílio”, conclui. -Fonte e mais informações: (https://login.infojobs.com.br).