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Facilitando a conexão entre advogados e clientes

em Destaques
quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Após 18 meses de pesquisas intensas de mercado e desenvolvimento de tecnologia, chega ao mercado o Tratum, plataforma digital em que advogados e clientes podem se conectar em tempo real para consultas em diversas áreas do direito.

Os primeiros “matches” estão acontecendo no Rio de Janeiro, cidade em que a startup está sediada e onde decidiu iniciar suas atividades. Atualmente são cerca de 80 advogados parceiros, de diversas especialidades, disponíveis para videochamadas realizadas na própria plataforma.

A empresa pretende expandir sua presença para todo o território nacional. Tratum pode ser acessado 24 horas por dia, 7 dias por semana, cabendo ao profissional exibir em seu perfil sua agenda e se está online naquele momento.

“Além de ser um canal em que especialistas e clientes podem se conectar de forma rápida, segura e transparente, acreditamos que a plataforma ajudará as pessoas a terem maior consciência sobre situações em que podem ter o apoio de um advogado, mas nunca imaginaram”, diz Eduardo Serpa, CEO e fundador do Tratum. Ele cita o exemplo de um passageiro que teve seu voo cancelado em cima da hora.

“Muitas vezes a pessoa nem sabe sobre seus direitos em uma situação como essa. Com o Tratum, poderá consultar um advogado em tempo real do próprio saguão do aeroporto, usando seu celular, na palma da mão”, complementa. Para clientes que não sabem exatamente qual a melhor especialidade jurídica para a situação vivida, Tratum tem um time de concierges legais.

Eles são responsáveis por um atendimento inicial e orientação sobre a especialidade mais indicada. A partir dali o usuário tem mais elementos para decidir e escolher que tipo de advogado consultar. E, após a consulta, registra na própria ferramenta, a avaliação do atendimento.

“Nossa solução está focada principalmente no atendimento jurídico consultivo, o que gera oportunidades tanto para os advogados, que podem ampliar sua carteira de clientes, quanto para os clientes, que podem encontrar profissionais aptos a continuarem dando apoio em suas demandas contenciosas”, diz Serpa.

Ele reforça a contribuição dos insights da pesquisa de mercado, além de workshops, feitos na etapa de desenvolvimento da ferramenta. “Os dados nos ajudaram a enxergar com muita clareza as dores sentidas pelos dois lados — clientes e profissionais –, o que fortaleceu nossa convicção em torno das funcionalidades que deveríamos embarcar na solução”, explica o executivo.

De acordo com Serpa, existe uma forte demanda reprimida no que diz respeito ao acesso de clientes ao mundo jurídico. Os principais fatores são dificuldade de compreensão da linguagem do advogado, desafio de encontrar um profissional de confiança, sensação de falta de transparência e previsibilidade nos serviços a serem prestados, além da falta de acesso a um advogado a qualquer momento.

Por outro lado, os profissionais veem-se em um mercado altamente desafiador. “O Brasil tem mais faculdades de direito que China, Estados Unidos e Europa juntos”, afirma o CEO. Existe uma forte cultura de recorrentes consultas sem remuneração, aquela famosa olhadinha no processo, sem falar dos baixos rendimentos.

Queremos que o Tratum seja uma ferramenta de apoio aos advogados e que crie novas oportunidades para assumirem o protagonismo na era da Advocacia 5.0”, complementa.
“Rapidez, segurança e transparência são os principais atributos que queremos levar aos advogados e seus clientes”, diz o executivo.

“Rapidez no acesso recíproco por videochamadas. Segurança de pagamento ao advogado e de acessar profissionais gabaritados ao cliente. E, mais importante, com total transparência, pois a remuneração do advogado é feita diretamente a ele e a da taxa do Tratum diretamente à plataforma”. – Fonte e mais informações: (www.tratum.com.br).