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Experiência do Consumidor: retenção de clientes para as empresas de sucesso

em Destaques
quinta-feira, 06 de janeiro de 2022

A Attri, consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil, separou 6 estratégias de UX para melhorar e criar relacionamentos duradouros com seus clientes, levando em consideração os levantamentos desta última Black Friday, confira:

  1. – Nunca parar de testar: – Testes de usabilidade com usuários são a principal maneira de saber o que está ou não funcionando em suas plataformas e aplicativos. Apps mobile que travam, por exemplo, perdem usuários e também a possibilidade da retenção.
  2. – Simplificar sites e aplicativos – Ofereça uma interface simples que não sobrecarregue a jornada do consumidor com atributos em excesso. Mostrar tudo que sua marca pode é bastante tentador, mas até algo bom pode ser demais.
  3. – Implemente UX Design – Mais de 75% dos consumidores julgam um site baseado apenas em estética. Então, limite o número de decisões do usuário através da psicologia, para que as decisões sejam fáceis e rápidas; Quanto maior e mais próximo um elemento for, mais fácil e rápido é de clicá-lo. E saiba, clientes se lembram das informações em partes, o número máximo de objetos que uma pessoa é capaz de memorizar é sete.
  4. – Guiar, ensinar e apoiar – Uma boa estratégia de UX contém sua parcela de ensinamentos e orientações, seja, um e-mail de boas-vindas introduzindo sua marca e plataformas aos usuários. Clientes aprendem a usar os produtos com a orientação da empresa.

Além disso, é possível guiar e ensinar usuários dentro do aplicativo ou site, através das configurações iniciais, popovers e modals. Ao se antecipar e responder as questões do usuário, a empresa melhora sua UX, evitando frustrações e aumentando o nível de satisfação durante a jornada.

  1. – Priorizar a acessibilidade – Um site muito complexo pode falhar ao carregar em determinados smartphones, sem contar situações envolvendo conexões péssimas. Além disso, é importante desenvolver apps sabendo desde o início que haverá necessidade de descrições de fotos em áudio para cegos e legendas para surdos e pessoas com problemas de audição. Plataformas acessíveis são importantes na retenção de clientes
  2. – Oferecer uma experiência de usuário inesquecível – Encantar clientes é garantir a retenção deles. Uma estratégia de UX, do desenvolvimento ao design, passando pelo texto e conteúdo, tem o poder de fazer o usuário voltar para a plataforma buscando sempre ser surpreendido. Para reter os clientes, criar momentos que os recompensem é fundamental.

E aqui não estamos falando de dinheiro, mas dos elementos que causam boas emoções no usuário. É uma resposta diferente, uma descrição mais detalhada, um layout que converse com alguma promoção específica, são atributos que criam uma experiência positiva para o usuário. Afinal, a retenção de clientes é resultado de uma boa estratégia de UX e UI Design.

Empresas que consideram o comportamento dos seus leads conseguem transformá-los em clientes, e no melhor dos cenários, também em fãs e divulgadores da marca, ou seja, os esforços dessas estratégias em eventos como a Black Friday, abre uma porta de entrada para novos consumidores e reforça uma boa experiência para quem já é cliente. – Fonte e mais informações: (https://attri.com.br/).