Em um cenário empresarial competitivo e dinâmico, a expansão de um negócio pode surgir como uma estratégia crucial para as organizações que buscam crescer. Seja por meio da diversificação de produtos, entrada em novos mercados ou aumento da presença geográfica, a expansão oferece inúmeras vantagens que podem impulsionar o crescimento de longo prazo de uma marca ou empresa. No varejo, por exemplo, segundo mostra Relatório Varejo 2023, 47% das empresas brasileiras planejam expandir os negócios para novos mercados com operação online.
Expandir tende a ser uma oportunidade de diversificar as ofertas de produtos e serviços. Quando ampliadas, as organizações conseguem reduzir os riscos associados a um único segmento de mercado. A diversificação protege contra as mudanças econômicas, mas também abre portas para a inovação e adaptação contínua em relação às demandas do consumidor.
Já a expansão geográfica permite que as empresas alcancem novos clientes e mercados, pois ao ultrapassar fronteiras, as instituições podem aproveitar oportunidades locais que ainda não foram exploradas. Além disso, é possível entender as diferentes culturas e se adaptar às preferências regionais. Por isso, é importante fazer adaptações no serviço ou produto, já que as necessidades podem variar de cidade para cidade, estado para estado ou país para país.
No entanto, antes de expandir qualquer operação é de extrema importância estudar sobre o novo mercado. De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente da PwC, 98% das empresas nacionais precisam de planejamento de médio e longo prazo, ou seja, antes de qualquer coisa é necessário se estruturar, melhorar, se adaptar e fazer possíveis correções no serviço. E isso inclui desde lojas físicas, prestadores de serviços, até e-commerces e aplicativos de mobilidade urbana.
Por meio de novas praças, a expansão também possibilita a otimização de processos, a implementação de tecnologias avançadas e a melhoria contínua da qualidade. A diversidade de pensamento de diferentes regiões também impulsiona a criatividade e a resolução de problemas, proporcionando uma maior vantagem competitiva.
A abordagem estratégica na expansão ajuda a construir uma base mais sólida, garantindo que a empresa não apenas cresça, mas permaneça relevante e competitiva no mercado. Expandir não é apenas uma ferramenta de longo prazo, mas um investimento fundamental para o crescimento, por isso, é preciso ter cautela e planejamento.
Thiago Hidalgo, CEO do Mobizap, aplicativo de mobilidade urbana fruto de uma parceria público-privada com a Prefeitura de São Paulo e que tem se expandido para outros estados do Brasil, encontra-se disponível para falar sobre o tema e explicar a importância da expansão para os negócios.
(Fonte: Thiago Hidalgo é CEO do Mobizap).