Renan Cardarello (*)
Quem não é visto, não é lembrado. Em um mercado altamente globalizado, não existe um único caminho para tornar sua empresa referência no ramo em que atua. Mas, uma das estratégias que mais contribui para este destaque e construção de imagem, com certeza, é através da participação em eventos.
Esses encontros oferecem oportunidades excelentes para construir conexões, divulgar seus serviços ou produtos, e fortalecer sua presença na área – benefícios que podem ser conquistados desde que essas inserções sejam muito bem planejadas. Em 2023, segundo informações do Sympla, o mercado de eventos corporativos teve um renascimento após os danos gerados pela pandemia.
Em seu primeiro trimestre, houve um aumento significativo de 36% no número de eventos realizados, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que também reflete como essa prática é muito bem-vista pelo mercado como um todo, diante das vantagens que proporcionam em termos de reputação e reforço de imagem.
Em um primeiro momento, muitos associam a participação em eventos como momentos excelentes para elevar as vendas, o que, até certo ponto, é completamente possível, afinal, aqueles que estarão presentes têm uma maior chance de visitar seu estande e conhecer sua marca.
Com isso, vários podem tender a realizar alguma compra, ou terão interesse em conhecê-lo melhor, com alta probabilidade de se tornarem futuros clientes fiéis, se passarem por uma experiência enriquecedora.
Porém, indo além, existem muitos outros benefícios de estar presente nesses encontros.
Em um exemplo prático, muitas marcas que estiverem presentes na edição deste ano do Rock in Rio, não necessariamente, foram ao local para divulgar seus produtos, mas para reforçar seu nome através de estratégias que fomentassem a lembrança de seu nome na memória do público.
De forma que, ao recordarem sobre estes shows, também fizessem a ligação com os nomes das empresas, seja por terem visto estandes coloridos e chamativos, por terem proporcionado ambientes instagramáveis ou as demais ações interativas com o público.
Essa estratégia é uma ótima forma de linkar um evento em si com o nome da marca, mesmo que indiretamente e não associado a uma venda. Esses se tornam espaços onde, mesmo que, através de uma foto de recordação, as empresas promoverão seu nome e memória afetiva ao usuário, podendo ser buscada futuramente por essa pessoa ao se recordar deste momento.
No final, se fazer presente nesses eventos – sejam eles nichados ou não no seu segmento de atuação – sempre trará algum tipo de retorno para a marca, seja ele financeiro, de reputação ou outro que gere um sentido de valor à marca.
O importante não é focar na venda de seus produtos ou serviços, mas sim criar experiências marcantes que intriguem, atraiam e (talvez) fidelizem cada vez mais clientes. Aquelas que priorizarem isso, certamente, terão uma chave mestra para destravar seu crescimento.
Segundo uma pesquisa da Opinion Box, como prova disso, 87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência, além de 75% que chegam a pagar mais caro pelas que se preocupam com esse aspecto.
Ao invés de se preocupar com um retorno financeiro ao decidir participar de um evento, seja criativo. Foque em seu core business e busque estreitar a conexão com seus atuais e futuros compradores. Essa visão, certamente, contribuirá muito para que a participação nesses encontros produza resultados estratégicos que não se limitarão a um aumento no lucro.
(*) – É CEO da iOBEE – Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia (https://iobee.com.br/).