Os modelos de trabalho, de consumo e de negócios mudaram por causa da pandemia, e muitas dessas mudanças vieram para ficar.
O home office, por exemplo, agradou boa parte dos profissionais. Vimos através de uma pesquisa da Workana, maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, que 96,7% deles consideram que poder trabalhar remotamente será um diferencial na hora de escolher um emprego, e 94,2% dos clts disseram preferir esse modelo de trabalho.
E o aumento no número de cadastrados na Workana, indo de 2,8 milhões em 2019, para 3,8 milhões em 2020, deixa claro que os hábitos por aqui já são outros. São inúmeras as novidades, mas muitas as dificuldades. A começar por como adaptar a empresa a essa nova realidade? Para Daniel Schwebel, country manager da Workana no Brasil, a resposta está em apostar em profissionais independentes.
“Ao invés de frear esse processo de mudança, a ideia é acelerar e acompanhar o ritmo da transformação digital. Para que todos os negócios, empreendimentos e as pequenas e médias empresas consigam crescer, a melhor opção é contratar freelancers e readaptar as estratégias para atender às novas necessidades que surgiram”.
Analisando o panorama atual focando em identificar possibilidades de crescimento fica mais fácil recomeçar. Por isso, Schwebel traz 4 dicas de pontos fundamentais a serem trabalhados neste momento:
- – Mantenha-se produtivo e não deixe de vender – O ambiente off-line precisou praticamente parar, mas o digital continuou 100% ativo. Se sua empresa não está na internet, passou da hora de criar novos canais para que os consumidores te encontrem. As redes sociais são um bom primeiro passo.
Oferecer conteúdo sobre sua área de atuação pode atrair seu público-alvo e ser o início à jornada de compra. Para te ajudar nisso, no site da Workana há milhares de profissionais como redator online, redator comercial, e especialista em dados.
Também é importante contar com especialistas em estratégias de marketing e profissionais de TI para explorar plataformas de comercialização como o Facebook, Instagram, ou criar seu próprio site. Feito isso, especialistas em soluções de vendas serão fundamentais para te orientar nas vendas online.
- – Mantenha-se próximo dos seus clientes – Continuar vendendo agora pode não ser uma opção para você, mas nem por isso você precisa deixar de ter um relacionamento com seu cliente. Trabalhar a fidelização é extremamente importante para conservar ou construir a boa imagem da sua empresa.
Hoje, mais do que nunca, o foco tem que estar nas pessoas. Disponibilizar um assistente virtual ou especialista em atenção ao cliente, que fará sua organização ser lembrada por ter se mantido presente, dialogando. Aposte em canais digitais de contato, sejam eles telefone, mídias sociais ou e-mail.
- – Apareça, fale – Faça vídeos, lives e participe de webinars, se possível, seguindo a estratégia 60% geração de marca e 40% operação de vendas de produtos e serviços. Pessoas se conectam com pessoas, por isso é importante contar sua história, as dificuldades que enfrentou, como superou, as competências que possui, entre outros pontos que o tornam humano – que tem erros e acertos, e que se adapta.
Uma equipe formada por escritor criativo, designer gráfico, produtor de vídeo e relações públicas te ajudará nessa missão.
- – Inove, crie e cresça – Incorpore a junção de tecnologia, inovação e digitalização à rotina sua empresa, para aumentar as possibilidades. Estar preparado hoje para enfrentar o que viveremos amanhã é uma vantagem que pode te colocar à frente no mercado.
Um especialista em inteligência empresarial com certeza saberá o que fazer para alavancar seu negócio. E, sem dúvidas, criar seu site ou app será uma das recomendações, ou investir em um posicionamento web .
Observe o mercado, sua área de atuação, e se antecipe. Ter a percepção dos cenários e profissionais qualificados trabalhando junto a você é o segredo para uma boa retomada. Precisa de mais uma forcinha para começar? A Workana criou uma ficha para você criar seu próprio plano de ação. Saiba mais em (https://blog.workana.com/).