Foi-se o tempo em que metodologias ágeis eram “coisa de startups”. Tendo em vista que elas geram altos níveis de produtividade, engajamento e inovação, além da entrega de valor agregado à solução para o cliente com custos reduzidos, sua adoção se tornou praticamente obrigatória, mesmo nos cenários mais improváveis. E o porquê não é difícil de entender.
A agilidade é o novo padrão do mercado e é cada vez mais valorizada na gestão de projetos e desenvolvimento de produtos. De acordo com a 13ª edição da State of Agile Report, 97% das empresas de tecnologia no mundo já utilizam métodos ágeis. Fazendo parte de um mercado que se renova tão intensamente quanto o de TI, nada mais natural que evoluir de um modelo de trabalho em que se priorizava uma entrega finalizada de solução, para um modelo de melhoria e atualização contínua.
Para as empresas que querem acompanhar o movimento do mercado, “agilidade” é, mais uma vez, a palavra mágica. Conforme as demandas dos consumidores amadurecem, a organização precisa estar pronta para atendê-las com qualidade. Porém, há segmentos do mercado nos quais a inovação é pré-requisito para a existência do negócio, pois são os responsáveis por prover a base de sustentação para os demais segmentos.
Podemos citar os serviços de conectividade, telefonia e cloud computing — que, por se tratarem de empresas ligadas à TI, geralmente já estão familiarizadas com as metodologias. Isso é verdade tanto lá fora, quanto no Brasil e os percentuais de aderência a métodos, como o Scrum e Kanban nas empresas daqui, não deixam mentir.
Portanto, a pergunta já não é mais “como transformar a operação e o trabalho das equipes em processos ágeis”, mas sim, como aprimorar o que já foi implementado na sua organização e alcançar posição de destaque, entregando aos seus clientes uma percepção de alto valor agregado com seus produtos e serviços.
Luana Nogueira, head of marketing da Binario Cloud, fala sobre a importância de construir equipes ágeis, com o mindset voltado para esse modelo de trabalho, para o aprimoramento dos processos nas empresas. “Na prática, as equipes ágeis são equipes que estão sempre melhorando o produto.
O resultado, como é de se esperar, é uma excelente experiência, totalmente alinhada aos anseios do novo mercado consumidor, que busca por soluções que passem a sensação de serem ‘personalizadas’ ou, de alguma maneira, ‘adaptadas’ à sua realidade. Porque, de fato, elas são”, afirma.
A executiva conta que a implementação das metodologias ágeis na empresa começou com os projetos de assessment, serviço que ocorre em etapas, visando promover mais visibilidade e melhorias para os processos de TI das empresas. Dada sua concepção, o assessment já não mais era comportado por uma metodologia obsoleta e pediu uma nova forma de execução de tarefas. Assim, as metodologias ágeis amadureceram junto à área de projetos.
Porém, a virada de chave se deu por conta do desenvolvimento de dois grandes projetos com a participação de pessoas de diferentes departamentos. “A partir daí, foi natural que percebessem rapidamente os benefícios de adotar as metodologias ágeis também em suas áreas”, diz.
Equipes compostas por colaboradores de diferentes áreas são capazes de ter uma visão mais ampla do produto e do negócio. Diferentemente da gestão de trabalho tradicional, na qual times trabalham em silos e onde cada profissional pensa na sua própria entrega, as metodologias ágeis pensam em objetivos coletivos. Desta forma, fomentam a comunicação recorrente e a otimização geral de processos da equipe.
Na Binario Cloud, a partir do momento em que os setores adotaram o método ágil, as tarefas passaram a ser conduzidas em sprints, resultando em: total controle sobre o que é entregue e o que que será direcionado para um próximo momento, melhor organização das demandas entre os membros das equipes, maior precisão ao estimar os recursos alocados para realizar determinada entrega, contribuição ativa em diferentes projetos e acompanhamento em tempo real de seu andamento, além da visibilidade sobre o histórico de tudo o que já foi feito..
“A condução das sprints por meio de reuniões de alinhamento com o squad resulta em uma interação constante entre diferentes frentes de trabalho. São diversas pessoas com opiniões, experiências, conhecimentos e visões distintas de mundo. A troca proporcionada por esses momentos, mesmo no modelo remoto ou híbrido, é impressionante”, avalia a head de marketing. A executiva também adverte que tudo isso só faz sentido caso se converta em benefícios perceptíveis para o cliente.
Confira algumas formas de agregar valor ao produto, de acordo com a atuação de cada área identificada pela Binario Cloud a partir da adoção de métodos ágeis:
. Comunicação e Marketing: a empresa sempre levou em consideração que fornece um produto extremamente técnico e, por experiência, sabe que o mercado não está preparado para interpretar termos restritos à área — pelo contrário, isso pode confundir o usuário ou até mesmo levá-lo a fazer escolhas pouco acertadas.
A solução foi contar com a contribuição da área de Comunicação e Marketing para entender profundamente o produto, bem como os termos técnicos, e traduzi-los em conteúdos simples, porém profundos e altamente didáticos sobre as soluções ofertadas.
“Aprimoramos continuamente, tanto os conteúdos já produzidos, quanto a forma de falar sobre determinado assunto. Não foram poucas as vezes em que ouvimos de clientes comentários a respeito de materiais que produzimos e que lhes foram extremamente úteis.
Um dos pilares da experiência do usuário é garantir que todos possam compreender o funcionamento da solução, afinal, se está muito complicado de ler ou realizar uma ação, a tendência é que um cliente em potencial abandone sua solução. Então, uma boa forma de aprimorar os processos é apostar na área de Comunicação e Marketing para que entenda como ninguém o core business”, analisa.
. Suporte: a empresa tem orgulho de reivindicar o posto de melhor suporte técnico no Brasil no quesito fornecimento de serviços em cloud como resultado da adoção dos métodos ágeis. Além de contar com equipes que monitoram o ambiente e atendem o cliente em período integral, todos os chamados são respondidos em tempo recorde e, quando há algum tipo de instabilidade, o cliente é comunicado prontamente.
Isso só é possível graças à implementação de um fluxo de trabalho que foca na melhoria contínua dos processos e na capacitação dos profissionais. “Cada vez mais, analistas de suporte de nível 1 sentem-se confiantes para atender solicitações que, antes, eram escaladas para os níveis 2, 3 ou até mesmo para a engenharia.
Isso agiliza o processo de resolução de problemas, garantindo alto nível de satisfação com nosso suporte, agregando valor ao nosso produto”, comenta a head de marketing. Por isso, na dúvida sobre como trazer mais agilidade para suas equipes, a dica é investir em capacitação contínua e apostar na frente de suporte, que entrará em contato diretamente com o cliente no momento em que ele estará mais sensível.
. Desenvolvimento: atualmente, a companhia conta com uma equipe de desenvolvimento madura para comunicar suas necessidades a outras áreas, contribuindo no processo de melhoria contínua. Esse time de desenvolvedores também consegue realizar ajustes rapidamente, garantindo que os clientes possam acessar uma versão otimizada da solução, sempre que necessário.
O que impulsionou sua evolução foi a possibilidade de trocar ideias e conviver com outras áreas, principalmente as mais relacionadas ao negócio, para entender a fundo as regras que ditam como a solução chegará até o usuário final. Também se torna mais fácil para a área entender como podem atuar para melhor atender às demandas dos usuários.
. Engenharia: A engenharia está o tempo todo se aprofundando nas novas soluções do mercado, principalmente, open source, testando-as e trazendo sugestões de implementação. Além disso, o modelo de comunicação horizontal garante total liberdade para que qualquer colaborador tire dúvidas técnicas mais complexas com o alto escalão da engenharia.
Com isso, os vendedores podem gerar propostas comerciais qualificadas, o time de comunicação tem a base que precisa para gerar novas ferramentas; e quem sai ganhando é o cliente, que experimenta uma versão sempre melhor e menos complicada das soluções Binario Cloud.
Área comercial: desde a primeira abordagem com o prospect até o acompanhamento da saúde do negócio dos clientes, o time comercial da Binario Cloud tem o conhecimento técnico necessário para apoiar a tomada de decisão. E isso se deve à cultura de melhoria contínua possibilitada com a implementação de equipes ágeis.
“Todos da equipe têm a oportunidade de aprender, seja consumindo conteúdos disponibilizados pela Comunicação, seja participando de lives promovidas pelos especialistas técnicos, ou mesmo fazendo perguntas para pessoas em nível hierárquico de coordenação. Enquanto o colaborador tem a chance de crescer e se desenvolver profissionalmente, a empresa alcança o seu intuito de trazer mais qualidade para os serviços”, defende Luana.
Por isso, agilidade para a equipe comercial da Binario Cloud também significa alinhamento com a área de tecnologia. Esta é uma premissa válida não apenas para as empresas de TI, como é o caso da provedora de nuvem, mas para qualquer organização que queira transformar seus negócios mais rapidamente com apoio da tecnologia. Afinal, um dos pilares do manifesto ágil é a colaboração das equipes em prol dos mesmos objetivos.
. Time de projetos: pioneiro na implementação das metodologias ágeis, o time de projetos é apontado pela head de marketing como o principal responsável pela entrega de dezenas de projetos de assessment, consultoria, pentest, migração para a nuvem, entre outros. “É muito recorrente recebermos feedbacks positivos dos nossos clientes após a condução de projetos com a nossa equipe”, diz.
Mesmo que a iniciativa de adotar metodologias ágeis parta dessa área, vale lembrar que apenas implementar as metodologias não é suficiente para que sua empresa torne-se ágil e entregue os resultados que o mercado busca. “É preciso focar em melhorar continuamente os processos, mapear resultados, ter dados para tomar decisões e investir na evolução das pessoas durante todo o ciclo de vida de uma sprint.
Afinal, são elas, as pessoas, as impulsionadoras de todas essas mudanças”, conclui. – Fonte e outras informações: (https://binario.cloud/).