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Digitalização, empreendedorismo e educação financeira – aprendizados da crise

em Destaques
quinta-feira, 13 de agosto de 2020

O efeito da pandemia na economia ainda será sentido por um longo período. Contudo, se podemos falar que existem pontos positivos nesta história, um que deve ser levado em conta foi a capacidade dos profisisonais se reinventarem e aprenderem com a situação e levarem isso para o futuro que se obtém para crescimento e preparo para o futuro.

No momento que vivemos já é possível observar que entre as principais competências que foram potencializadas pelos profissionais estão a digitalização das pessoas, o empreendedorismo e a educação financeira. As pessoas tiveram que rapidamente se reinventarem nesses temas, aprendendo importantes lições.

Essas competências mostraram suas forças e sua importância, devido ao fato de serem primordiais no cenário vivido, contudo, mais do que isso, elas se tornaram indispensáveis para os cenários futuros”, explica o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), Reinaldo Domingos. Para entendê-lo melhor, detalhou essas competências:

. Aprendizado digital – “As pessoas se tornaram muito mais digitais durante a pandemia, ou seja, se aperfeiçoaram no uso dessas ferramentas. Assim, esse é o primeiro aprendizado da pandemia, com as pessoas tendo um maior domínio das ferramentas digitais, que muitas vezes foram impostas aos profissionais. Hoje grande parte das pessoas conseguem facilmente realizar uma reunião virtual, por exemplo”, analisa Reinaldo Domingos.

Principalmente no campo educacional e empresarial isso ocasionou uma revolução, acelerando pontos que já eram debatidos há muito tempo, mas que vivia um processo natural de implementação. De uma hora para outra todos tiveram que adequar toda sua metodologia ao mundo online, oferecendo respostas rápidas e convincentes seja nas escolas ou nas empresas.

Quem não se adequou com certeza sentiu mais pesadamente as perdas. Ponto importante é que muito do que foi implementado durante essa revolução do saber vai continuar, e é importante ter em mente que esse modelo mais digital será uma característica do ‘novo normal”.

. Empreendedorismo – É importante que se entenda que empreender não é só montar uma empresa, empreender é muito mais do que isso. É tentar, decidir, realizar e executar algo. Ou seja, é fazer algo com estratégia, com missão definida, sempre em busca da obtenção dos resultados. Para tanto, é preciso que se conheçam características, habilidades, competências e fundamentos que darão sustentabilidade a esse empreender.

Existe uma série de características, habilidades e competências que um empreendedor precisa ter como liderança, autopersuasão, sonhos, resiliência, autoconfiança, otimismo, eficácia e eficiência e estas foram valorizadas nesse momento e quem conseguiu se destacar com certeza terá maior sucesso em um novo cenário econômico pós-pandemia.

. Educação financeira – Com a queda de renda e outros problemas relacionados ao dinheiro, muitos tiveram que potencializar esse conhecimento. E ele veio para ficar e vai mudar a vida das pessoas.
Mas o que é educação financeira?

“Nada mais é do que um aprendizado que busca a mudança de comportamento com relação ao uso do dinheiro. É algo que ajuda na administração dos recursos financeiros com o objetivo de realizar sonhos.
O verdadeiro combustível para que você comece a se educar financeiramente são justamente os seus sonhos, pois eles irão trazer sentido, relevância e incentivo para que você tenha fôlego para conseguir diagnosticar os seus gastos, orçar suas metas e aí então poupar com uma finalidade específica”, explica Reinaldo.

“Afirmo que esses, com certeza foram os principais pontos que as pessoas tiveram que se reinventar durante a pandemia e quem soube absorver e desenvolver esses pontos no período estarão muito mais preparado para o que virá, que será uma realidade dificuldades e desafiadora em um primeiro momento, mas que será muito propício ao crescimento para quem assimilar e aplicar essas competências”, finaliza o presidente da ABEFIN.