
Início de ano é momento ideal para avaliar investimentos e se planejar para abrir um negócio próprio. Uma opção recomendada é optar por microfranquia
Início de ano é uma época propícia para investidores que desejam se planejar e tirar do papel o sonho de empreender. Ter o próprio negócio é o desejo de 48% dos brasileiros e o terceiro maior objetivo entre as pessoas de 18 a 64 anos, depois de viajar e comprar uma casa, segundo estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Para quem está pensando em empreender pela primeira vez, um caminho seguro é começar pelas microfranquias, negócios bem estruturados e com investimento inicial de até R$ 135 mil, indica Humberto Madeira, vice-presidente de Franquias e Treinamentos da Prudential do Brasil e coordenador do Comitê de Microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
“As microfranquias são uma excelente oportunidade de investimento para quem está começando nesta jornada. O valor inicial é reduzido e atrativo, e pode ser da venda de um bem material ou de uma rescisão, por exemplo. Ao adquirir uma franquia, o empresário tem a chance de construir um negócio próprio em parceria com uma rede franqueada, com todo suporte, conhecimento e muito mais chances de sucesso”, explica Madeira.
O executivo dá algumas dicas para quem quer começar a empreender em 2025 por meio de microfranquias, segmento que cresceu 87% de 2021 a 2023, de acordo com a ABF, e é considerado a porta de entrada para o empreendedorismo estruturado no Brasil.
- Pesquise as oportunidades de mercado
O primeiro passo é pesquisar o mercado e entender o universo de franquias. Participe de feiras e eventos e converse com fornecedores e franqueadores para avaliar as oportunidades de negócio. Além disso, a ABF disponibiliza gratuitamente em seu site diversos materiais e guias com orientações para quem deseja empreender. - Busque um segmento com potencial de crescimento
Certifique-se que há demanda para o produto ou serviço. Segmentos de beleza, saúde, bem-estar, alimentação e seguros são opções interessantes. Alinhar propósito à estratégia de negócio também pode ser um fator determinante. Segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), entre as motivações para começar um novo negócio, “fazer a diferença no mundo” foi apontada por 76,5% dos entrevistados. - Evite modismos
Em um primeiro momento, pode parecer uma oportunidade atrativa, mas não caia na armadilha de investir em um produto ou serviço sazonal, uma tendência passageira. Dê preferência a produtos mais perenes. - Escolha uma marca sólida
Busque referências sobre a marca que gostaria de adquirir uma franquia. A transferência de conhecimento para o empreendedor faz muita diferença para quem está começando. Uma marca sólida com modelo testado e comprovado no mercado contribui para o sucesso da parceria. - Confira rentabilidade e payback
A sustentabilidade financeira de qualquer negócio é essencial. Avalie em quanto tempo o empreendedor terá a oportunidade de obter o retorno sobre o investimento e analise todos os custos envolvidos. - Avalie a rede de suporte ao franqueado
Antes de adquirir a franquia, verifique que tipo de suporte a franqueadora pode oferecer para seu desenvolvimento, incluindo capacitação, treinamento, consultorias, estrutura.