13 views 5 mins

Dicas de como utilizar a tecnologia para vender mais

em Destaques
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Com o mundo cada vez mais globalizado e infinitas opções de produtos e serviços a um clique do consumidor, a utilização das tecnologias para quem trabalha no setor de vendas é algo imprescindível.

Independentemente do que esteja sendo ofertado, é preciso colocar esse produto à disposição do cliente por meio da tecnologia. E, para isso, além das redes sociais e ferramentas de análise ou softwares de gerenciamento de relacionamento com os clientes, o profissional também pode utilizar plataformas de comércio eletrônico e ferramentas de inteligência artificial.

Pesquisa realizada pelo Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) aponta que o mercado on-line de vendas cresceu, aproximadamente, 22,7% em 2023, faturando cerca de
R$ 72 bilhões.

Quando falamos de vendas na área de negócios, um estudo realizado pela Conquist Consultoria mostrou que 71% dos brasileiros optam por canais on-line e de e-commerce para realizarem suas compras, sendo que 51% deles utilizam o WhatsApp como o principal meio de comunicação para as transações.

“Ao desfrutar da tecnologia para facilitar o trabalho, o vendedor também pode usufruir de outras ferramentas que trazem dados específicos do público-alvo que ele deseja atingir. No entanto, para que elas funcionem de uma forma certeira, é necessário que o profissional tenha clareza para quem ele pretende vender e quem é o perfil de público que busca o que ele oferece”, explica a especialista em vendas consultivas, Mari Genovez.

A mesclagem de vendas e tecnologia transformou o mercado nessa área. A tecnologia não só ganha tempo e rompe o espaço. Ela também traz a possibilidade de acessar pessoas a um clique, como também otimiza processos e facilita a expansão para novos públicos.

“Mesmo com toda essa facilidade, é importante que o profissional tenha em mente que, por mais que ele tenha ferramentas que facilitam sua vida, ele precisa ter o domino do seu processo de vendas para entender qual tecnologia atende melhor a necessidade dele e, principalmente, do seu cliente”, ressalta a executiva.

Hoje, a tecnologia consegue acessar pessoas em larga escala e as ferramentas nos indicam leads (usuários que têm algum tipo de interesse nos serviços ou produtos de um negócio, ou seja, um cliente em potencial) qualificados. Portanto, também podemos disparar e-mails em grupos, o que facilitada a abordagem tanto ativa quanto receptiva. Também é possível empregar o chat GPT para construir um bom script”, conta a especialista.

Confira algumas dicas de como usar a tecnologia para vender de forma humanizada:

  1. – Tenha uma assinatura de e-mail com seu nome e telefone – Colocar na assinatura do e-mail, por exemplo, algo como “Equipe da Empresa” torna a coisa mecânica. É importante assinar seu nome e mostrar quem você é. É importante criar um e-mail confiável para que o seu possível cliente se sinta realmente se relacionando com uma pessoa. Também não é de bom tom mandar qualquer e-mail sem razão.
  2. – Mantenha seu perfil profissional sempre atualizado nas redes sociais – É importante que seu cliente te encontre seja no LinkedIn, Instagram, Facebook ou WhatsApp. Ele precisa saber como fazer para falar com você, pois a comunicação é o principal pilar de qualquer relação comercial.
  3. – Utilize um tom humanizado e acolhedor – Fale com seu potencial cliente de forma humanizada, independente se for por e-mail, ligação telefônics, SMS ou chat. Ele precisa saber que há uma pessoa preparada para atende-lo por trás dessas tecnologias. “Trate seu cliente sempre pelo nome e lembre-se de colocar a gentileza em primeiro lugar. Toda interação é uma oportunidade de criar uma proximidade”, aconselha a especialista.

Usar a tecnologia na área de vendas é algo que facilita muito a comunicação. É uma estratégia que ajuda o cliente a encontrar o vendedor e os serviços que ele oferece, além de conhecer mais facilmente todo os processos envolvidos. Mas é importante saber que nada subsistiu o olho no olho sempre que for possível. – Fonte e outras informações: (https://br.linkedin.com/in/mari-genovez).