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Dia das mães: estratégias para alavancar vendas

em Destaques
quinta-feira, 20 de março de 2025

Haroldo Matsumoto, diretor da Prosphera Educação Corporativa, explica como estruturar ações especiais, que podem fazer a diferença na hora de atrair o consumidor e ampliar o resultado das vendas na data comemorativa

O Dia das Mães será celebrado em 11 de maio em 2025. Os comerciantes e varejistas de todo o país precisam começar a se preparar para tentar garantir boas vendas. Afinal, depois do Natal, essa é a data que mais movimenta o varejo. As expectativas estão ainda maiores, especialmente após os resultados alcançados em 2024, ano em que o Dia das Mães movimentou cerca de R$ 40 bilhões no comércio e também nos serviços.

Aqueles que desejam alcançar resultados ainda mais expressivos em 2025 precisam se dedicar ao planejamento e execução de ações especiais para a data o quanto antes, de acordo com o especialista em marketing e gestão, Haroldo Matsumoto, que é diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar especializada na gestão de negócios.

Na visão do especialista, o primeiro passo a ser dado é recuperar informações a respeito do mesmo período de vendas, no ano anterior, para que se tenha uma base para a definição da quantidade e do mix de produtos para este ano. Ele orienta, especialmente, para a questão do estoque, levando em conta o momento econômico dos consumidores. Além disso, Matsumoto recomenda a realização de ações e campanhas que convidem o cliente para as lojas físicas.

“A criatividade ajuda bastante nessa hora, seja com a realização de promoções especiais para a data, entrega de brindes para aqueles que fizerem compras a partir de determinado valor, formação de combos com produtos que sejam complementares e vale até formar parcerias com restaurantes, floriculturas e outros estabelecimentos da região, que possam oferecer vouchers de descontos para os clientes que adquirirem um produto específico ou que fizerem suas compras dentro de uma faixa de valor”, destaca.

O diretor da Prosphera Educação Corporativa ressalta, ainda, a importância de ter uma comunicação adequada para a data, com identidade visual da loja composta para o período, equipe treinada para aproveitar oportunidades e realizar vendas sugestivas, ou seja, que aumentem o ticket médio ao oferecer produtos que se complementam e com opções de preços que caibam no bolso do consumidor. A recomendação, no entanto, é que tudo seja organizado para que o cliente não se sinta invadido ou incomodado com insistências desnecessárias.

Ainda falando em comunicação, Matsumoto lembra a importância de investir na criação e manutenção de um bom perfil da marca nas redes sociais e na conquista de uma boa base de seguidores para potencializar a divulgação orgânica e campanhas pagas.

Outro ponto destacado pelo especialista está ligado à uniformidade em todos os aspectos: do visual ao atendimento, a fim de atrair clientes para dentro da loja e conseguir efetivar vendas. Segundo Matsumoto, o marketing tem que mexer com os sentimentos dos clientes, sabendo quem é que vai entrar na loja, o que as pessoas buscam e o que elas sentem. “Com o estoque completo e a equipe sabendo o que e como oferecer, fica mais fácil encantar e ajudar na decisão de compra”, finaliza o especialista (www.prosphera.com.br).