Saiba o que considerar na hora de preparar a loja e as ferramentas que ajudam a dar mais visibilidade aos produtos e na decisão de compra
No setor de varejo, já começa a contagem regressiva para o Dia das Mães, segunda data de maior movimento nas vendas, depois do Natal. Mais do que pensar na decoração das vitrines e ofertas, é preciso toda uma estratégia de ambientação e comunicação, tanto para chamar a atenção dos consumidores, como também facilitar a decisão de compra ou até inspirá-los a preparar algo especial para celebrar a data.
Apesar da importância da data, que gera um faturamento três vezes maior do que o da média mensal do varejo, o principal erro que muitos estabelecimentos cometem é subestimar a parte de comunicação visual, sem dar o glamour necessário que o Dia das Mães requer, de acordo com Paulo Falanga, diretor geral da Master Comunicação Visual, empresa referência do segmento com experiência de 40 anos de experiência em projetos para grandes redes varejistas e shopping.
“Um projeto e material mal elaborados, visualmente confusos, dão ao consumidor a sensação de desorganização da loja, o que pode reduzir o volume das vendas”, alerta o executivo. Segundo ele, a comunicação visual deve ser usada como uma ferramenta para lembrar o consumidor da data, destacar as opções de presente e serviços para celebrar com a mãe.
Para ajudar o lojista a planejar a exposição com eficiência, o diretor geral da Master Comunicação Visual destaca alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora de elaborar um plano de ambientação do ponto de venda:
-O Dia das Mães é uma chave de oportunidades de incremento nas vendas. Por isso, além de anunciar as ofertas e promoções de artigos para presente, que correspondem por 90% das ações praticadas no varejo, os estabelecimentos podem aproveitar a ocasião para destacar serviços especiais para celebrar a data, como almoço em família, passeios, pacotes de tratamento estético, cestas de café da manhã, entre outros.
- A aromatização do ambiente e ativação com distribuição de brindes e botões de rosas também são atrativos para os consumidores entrarem na loja.
- Planejamento da exposição de produtos é tudo e quanto mais cedo melhor. O ideal é que o estabelecimento já esteja com o clima do Dia das Mães há 20 dias antes da data.
- Exponha os produtos ou serviços para presentear as mães com destaque nas vitrines ou em um espaço na área estratégica da loja, como na entrada. Os recursos mais utilizados são a adesivação na vitrine, nas paredes internas e internas, dos displays, iluminação especial, material de divulgação de sorteios, bem como ambientação de estabelecimentos com motivos e mensagens afetivas, que ressaltem a importância das mães no cuidado do lar e educação dos filhos.
- Estratégias de ambientação que mais geram resultados são aquelas que estão associadas à liquidação, promoção do dia ou do tipo leve três e pague dois. Essas ofertas podem ser anunciadas nos pontos de venda com adesivação nas vitrines e decoração que mesclam precificadores com pétalas de flores no chão, móbiles de corações, cartaz e display com frases carinhosas dedicadas às mães.
- A comunicação visual digital, que inclui telão e recurso áudio visual nos totens e displays, é a ‘bola da vez’ da comunicação visual por ser uma alternativa moderna, barata e que pode ser usada em outras datas comemorativas. Essa ferramenta torna a comunicação com os consumidores mais humanizada, ao mostrar vídeos que mostram a emoção da mãe ao receber demonstração de carinho dos filhos ao presenteá-la e imagens com mensagens em homenagem à figura materna.
- Outro recurso moderno de comunicação visual para destacar seus produtos e promoções nos pontos de venda é o banner com QR Code, que dá acesso às principais ofertas da loja em vídeo e opções de presente com os mais variados preços e estilos que a loja oferece, bem como cupons de desconto.