Dados da Pesquisa Dia das Mães 2024, produzida pela Opinion Box com 2.033 pessoas no Brasil, apontou que 77% dos entrevistados pretendem presentear alguém no Dia das Mães e 11% dessas pessoas planejam gastar mais de R$ 400 em suas compras.
O estudo também mostrou que as pessoas buscam por produtos, serviços e promoções a partir de meios digitais e físicos: 42% em sites/e-commerce, 33% em lojas físicas, 32% em sites de pesquisa, 26% no Instagram e 24% nos aplicativos das lojas, reforçando a importância da convergência entre canais.
É possível que o cliente faça uma compra online e opte pela retirada em loja física. Com isso, os varejistas têm a oportunidade de explorar a experiência do varejo físico, por isso, valorizar esse momento e apresentar diferenciais ao consumidor pode destacar sua loja dos concorrentes.
Segundo pesquisa da empresa americana de comunicação New Voice Media, 58% dos consumidores afirmam que não voltam a consumir de uma empresa na qual tiveram uma experiência negativa, enquanto que 69% disseram que recomendariam uma marca após uma boa experiência.
“Algumas das tecnologias que já existem e que facilitam as experiências de compra no varejo físico, como caixas de autoatendimento, computadores e tablets disponíveis para agilizar o processo de busca de um produto num tamanho e cor pré-determinados, são boas estratégias já adotadas por algumas marcas que devem permanecer para aprimorar o atendimento”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e PDV. Pensando nisso, o especialista listou algumas dicas que os varejistas podem aplicar para atrair consumidores e se destacar dos concorrentes:
- – Atenção à geração Z – Os comportamentos da geração Z em relação às compras, que a difere de outras gerações, uma vez que eles levam em consideração a reputação das marcas e o consumo consciente.
Outra característica geracional importante é a impaciência dos que nasceram depois de 1995, que pode servir de alerta aos varejistas que ainda não investiram em melhores logísticas nas etapas de pagamento e/ou burocracia de seus sites e lojas físicas, no intuito de torná-las mais rápidas e coesas.
- – Aproveite o PDV de forma inteligente – Trata-se do ponto central das lojas e onde ocorerrá toda a experiência de compra. Por meio de inteligência artificial e monitoramento das lojas, é possível coletar dados para melhor disponibilizar os produtos no estabelecimento e torná-lo mais atraente.
Nesse momento é importante levar em consideração tudo que o consumidor passa dentro de uma loja, ou seja: vitrine, disposição dos produtos, atendimento, estoque, formato de compra, atendimento dos vendedores, fila dos caixas, formato de pagamento, etc.
“Dados são informações, e informações são um capital extremamente importante em qualquer negócio. Através da análise de dados podemos ter noção dos produtos mais buscados numa loja física, prevendo tendências e podendo alavancar o interesse dos consumidores pela marca”, explica Mortari.
- – Invista no omnichannel – A convergência entre o online e o físico é o caminho mais promissor para os resultados do varejo. A tecnologia do omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada para o consumidor, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais.
- – Ofereça diferentes formas de pagamento – Pagamento por cartão de crédito ou dinheiro, nem sempre é a primeira opção do consumidor. Pagamentos por Pix e QR Code estão cada vez mais popularizados. Sua facilidade de uso torna as compras mais rápidas, logo o fluxo da loja fica mais fluído. As transações via pix também oferecem taxas menores comparadas a outras formas de pagamento, sendo mais vantajoso para os lojistas. Apesar do Pix ainda não ser muito popular no varejo físico, a expectativa para este ano é de alto crescimento desse meio de pagamento no setor. – Fonte e outras informações: (https://www.varejonline.com.br).