Com a pandemia, diversos setores foram forçados a se adaptar rapidamente, especialmente a área da saúde. O uso da tecnologia em hospitais e consultas foi potencializado e, aparentemente, trouxe mudanças permanentes.
Muitas delas podem ser consideradas fortes tendências para 2023, e é bom que você esteja por dentro do que este ano reserva para o segmento.
Pensando nisso, reunimos as 5 principais tendências de saúde para os próximos meses. Continue acompanhando e confira!
- – Telemedicina – A telemedicina e saúde digital ganharam mais espaço durante a pandemia. Isso porque, com os hospitais e consultórios sobrecarregados, muitos casos suspeitos do vírus ou, até mesmo, de outras doenças tiveram que se preservar e não se expôr ao ambiente de atendimento, sendo assim realizaram consultas remotas. Por um certo momento, muitos duvidaram que esse modo de atendimento continuaria após o cenário pandêmico. No entanto, essa tendência já mostrou que veio para ficar. Em 2022, a telemedicina foi regulamentada no Brasil, o que comprova o espaço que está ocupando no setor da saúde. Hoje muitos convênios médicos já oferecem a opção de atendimento online, sendo até preferido por diversos pacientes.
- – Atendimento Domiciliar – Apesar de já ser conhecido e popular, o atendimento domiciliar segue sendo uma tendência para 2023, uma vez que o foco tem sido cada vez mais o bem-estar do paciente. Em hospitais onde há limitação de leitos, muitos pacientes são elegíveis ao tratamento em casa, onde precisam adaptar um cômodo com os equipamentos e materiais necessários para receberem um atendimento no conforto do lar.
Até mesmo os familiares se beneficiam com essa modalidade, uma vez que podem estar mais próximos do enfermo e acompanhá-lo de perto. Outro ponto positivo é que a exposição a infecções hospitalares reduz, diminuindo a possibilidade de agravamento da doença.
- – Receitas Digitais – Na mesma onda dos atendimentos remotos, as receitas digitais também ganharam espaço no mercado da saúde. Afinal, como o paciente não vai até os hospitais e consultórios, as receitas precisam ir até eles. Por isso, criaram aplicativos e plataformas em que os profissionais de saúde podem disponibilizar as receitas, sem que haja problemas na hora de apresentá-las em farmácias.
- – Uso de Inteligência Artificial IA – A inteligência artificial já faz parte da rotina de diversos setores no mercado. É muito provável que você já tenha conversado com um chatbot para agendar uma consulta ou exame. Agora essa tecnologia está ocupando os hospitais e centros de atendimento, atuando em diagnósticos e, até mesmo, na triagem de pacientes.
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou o primeiro relatório sobre a IA, o qual inclui os seus princípios orientadores para concepção e a forma de uso. Sem dúvidas, ainda veremos mais evoluções e formas de incluir essa tecnologia no dia a dia da saúde.
- – Foco na experiência do paciente – A experiência do paciente precisa estar cada vez mais em foco, por isso, a tendência é que os hospitais e centros de atendimento invistam cada vez mais na humanização e contato próximo com o paciente.
Segundo uma pesquisa realizada pela Digital Commerce 360 Statistics, 81% dos gestores de sistemas de saúde entrevistados afirmam que a prioridade para 2023 é aprimorar a experiência do paciente. É preciso sempre ter em mente que, independente da gravidade e cenário, o setor está lidando com diversas vidas. Então, você já sabia de alguma dessas tendências para 2023?
Conforme a tecnologia avança, é comum que a área da saúde acompanhe esse movimento e se adapte, enquanto nós continuamos atentos às mudanças e os impactos que elas têm sobre os pacientes e profissionais desse segmento. – Fonte e outras informações: (https://www.digitalcommerce360.com/).