A facilidade de comprar — e receber — os produtos que se deseja na comodidade do lar tornam o e-commerce cada vez mais atrativo para o consumidor. Em uma pesquisa recente realizada pela CNDL/SPC Brasil, 91% dos internautas responderam que realizaram compras on-line no último ano.
“Fazer as compras pela internet é sempre a melhor opção, não apenas por questão de economia, como também para evitar o movimento intenso nas lojas físicas, e a variedade de produtos que é maior, principalmente em datas comemorativas avalia o diretor-executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais, Rodrigo Garcia.
O problema é que existem muitos golpes e é necessário ficar atento. Pensando nisso, Garcia listou 5 pontos a se atentar na hora da compra virtual:
- – Planeje suas compras – Parece óbvio, mas muita gente acaba deixando pra decidir o que irá comprar na última hora, o que prejudica – e muito- a experiência de compra e pode acarretar prejuízos. “Quem não se planeja não tem tempo de pesquisar preços, por isso pode acabar pagando mais caro, ou até mesmo não achando o produto que deseja”, alerta o especialista.
Outra desvantagem da falta de planejamento é o risco de comprar por impulso. “O consumidor acaba comprando algo que não deseja de fato, simplesmente porque precisa presentear alguém e não tem mais tempo para comprar com calma. Antecipar-se também evitar casos de problemas logísticos devido à alta demanda de datas comemorativas. Sendo assim, prefira comprar, ou ao menos se organizar, com antecedência”, recomenda.
- – Forma de pagamento – Outro ponto importante é ficar atento às formas de pagamento oferecidas pela loja virtual. “Muita gente não presta atenção a isso logo de início, o que pode gerar frustração na hora de finalizar a compra. De nada adianta passar um longo período de tempo escolhendo um produto para, na última etapa, verificar que o site em questão não oferece a forma de pagamento desejada, porém vale ressaltar que muitos destes possuem programas de fidelidades, como o cashback”, comenta o especialista.
Para evitar perda de tempo e experiências negativas, é sempre recomendado checar essa informação logo que se entra no site. “Dessa forma, o consumidor poderá procurar outra loja virtual que ofereça as condições que ele deseja”, explica
- – Trocas e devoluções – Antes de fechar o pedido, verifique com cuidado as políticas de troca e devolução, para o caso de o presente não dar certo. “A maioria das lojas online oferecem frete reverso para trocas, modalidade em que o comprador precisa apenas levar o pacote aos Correios, com os custos de envio cobertos pelo varejista e o código de defesa do consumidor garante 7 dias para devolução nas compras não presenciais”, afirma Garcia.
No entanto, é sempre importante se certificar das políticas e prazos para troca e devolução, para evitar problemas futuros nesse sentido”, recomenda o executivo.
- – Sites duvidosos – Outro cuidado importante, que é sempre válido destacar, é verificar se o site em questão é confiável, e se costuma honrar os prazos estimados de entrega. “Quem já está acostumado a comprar pela internet geralmente já sabe identificar sinais de um site duvidoso, mas para quem aderiu a essa modalidade há pouco tempo, é mais difícil”, afirma Garcia.
“Uma forma fácil de checar a confiabilidade de uma loja virtual é o selo Ebit, que nada mais é que uma certificação que classifica a qualidade das lojas virtuais brasileiras, a partir da opinião dos seus consumidores. Os sites que têm o selo costumam deixá-lo bem visível ao visitante, então é algo fácil de identificar. É preciso evitar grandes descontos em sites desconhecidos para pagamentos por boleto ou pix, a compra quando feita por cartão permite contestar o pagamento caso o cliente não receba o produto”, explica.
- – Outra dica válida é optar por comprar via marketplaces, que concentram diversas lojas e oferecem o serviço de entrega, em vez de diretamente nos sites de vendas. “Isso porque a bandeira por trás da transação dá garantias maiores ao consumidor”.
Além de visitar diferentes sites com antecedência, para comparar preços, também é recomendado acompanhar os valores dos produtos de interesse em cada site, por pelo menos alguns dias. “Essa é uma dica que ajuda a fugir da velha ‘promoção’ ‘tudo pela metade do dobro’, pois o comércio possui uma trava de segurança dos preços, que só é alterada depois de certo tempo.
Preste atenção se o valor não era mais baixo e foi aumentado pouco antes da data, para depois voltar ao valor normal, que passou a ser anunciado como ‘desconto’, que na verdade não existe”, finaliza o especialista. – Fonte e outras informações: (https://petina.com.br/).