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Comunicação assertiva: 6 dicas para atingir o alvo

em Destaques
quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Carla Falcão (*)

Habilidade fundamental para a vida pessoal e profissional, comunicar-se de forma assertiva é essencial. Nestes tempos em que não podemos estar presentes e quando as videoconferências e o home office tornaram-se parte da rotina de trabalho, a boa comunicação é tremendamente crucial.

Essa vocação é ainda mais importante para quem atua em cargos de liderança. Gestores necessitam ser excelentes comunicadores. Os líderes precisam inspirar, conectar a equipe, apresentar relatórios e também falar sobre problemas e desafios.
O profissional que demonstra dominar este quesito não se encontra em qualquer esquina e é muito disputado no mercado de trabalho.

No papel de professora de oratória, gosto de citar Peter Drucker, conhecido como o “pai” da administração moderna. Ele dizia que 60% dos problemas administrativos são causados por uma comunicação ineficaz. Independe se você é capaz de ter contato visual, escutar, estar atento e verdadeiramente interessado na conversa é indispensável.

E também, apresentar suas ideias de forma clara e objetiva e alinhada ao público é uma questão obrigatória para o sucesso da mensagem. É imperativo reforçar que a responsabilidade pelo que as pessoas entendem da comunicação é 100% de quem comunica. Portanto, como aprimorar sua comunicação? Para comunicar bem é importante prestar atenção a alguns detalhes, como:

1 – Conheça o seu público – quanto mais tem informações sobre o perfil das pessoas para quem vai falar, mais facilmente o interlocutor se conectará a elas. Saber de antemão o tipo de linguagem que utilizam e o nível de conhecimento que possuem sobre o assunto tratado facilita o alinhamento de informações.

2 – Esteja presente e conectado – criar conexão com quem se está falando é o primeiro passo. Em uma conversa presencial ou por vídeo, fazer contato visual faz muita diferença. Procure sempre falar como se estivesse olhando nos olhos das pessoas. Isso mostra segurança e gera credibilidade na mensagem. Olhe para a câmera no celular, no computador… Essa atitude faz com que as pessoas se sintam conectadas.

3 – Esteja atento e aberto para escutar – quando um diálogo acontece, as pessoas desejam se sentir importantes na conversa. Por isso, estar presente e disponível para escutar verdadeiramente é de total importância nesse processo.

4 – Fale com segurança – passar segurança ao falar requer conhecimento do assunto em questão. Mesmo que não tenha tanta experiência em gravar vídeos ou gerenciar reuniões – mas domina o assunto -, tem 80% do sucesso em suas mãos. Além disso, dominando o tema você também estará preparado para responder perguntas que possam surgir.

5 – Divida o seu discurso ou conteúdo em 3 etapas – essa é uma regra de raciocínio simples e que facilita o entendimento da mente humana ao receber informações segmentadas. Distribua o conteúdo em 3 partes. Por exemplo: começo, meio e fim; objetivo do produto, o produto e onde comprar; apresentação, dicas e fechamento etc.

6 – Ao final, documente e verifique se todos compreenderam as informações – para reforçar o entendimento é recomendável repetir os pontos básicos ao final da conversa ou, se possível, enviar uma mensagem escrita contendo um resumo das informações. Os formatos de ata de reunião com tópicos abordados e próximos passos são boas dicas. E mais: sempre se disponibilize para resolver dúvidas!

Lembre-se: comunicar com assertividade é um hábito. Seu constante exercício traz mais naturalidade e facilidade ao processo. Além disso, a habilidade na comunicação ajuda a construir relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho.

(*) – É palestrante, especialista em mídias sociais, Carreira e Negócios.