264 views 6 mins

Comprar para alugar: dicas de como rentabilizar o seu imóvel

em Destaques
segunda-feira, 29 de maio de 2023

Investir em imóveis é uma das opções mais seguras e rentáveis de investimentos e uma das principais tendências para 2023, segundo o Banco Central. Neste panorama, investidores focam no crescente mercado do Built-to-Rent (comprar para alugar), apostando na valorização dos seus imóveis e no retorno mensal que podem ter. Porém, saber escolher esses imóveis é fundamental para garantir o retorno esperado.

Para Avelino Mira, CEO da Yogha, plataforma de moradias flexíveis, é fundamental fazer uma pesquisa cuidadosa, investir em manutenção e saber como apresentar o seu produto para garantir que ele vá se destacar no mercado. “Conhecer o mercado e as opções disponíveis é fundamental, principalmente, com o crescimento do segmento BTR. Com o imóvel escolhido também será fundamental investir em manutenção e na administração daquele ativo, para que ele se valorize cada vez mais”, explica.

Como tornar o seu imóvel rentável – Existem diversas maneiras de conduzir um aluguel, seja no contato direto com os inquilinos, com uma imobiliária ou ainda com serviços de plataformas digitais especializadas na gestão de moradias flexíveis. Todas as formas podem garantir um retorno ao investidor.

Porém hoje em dia, acreditamos que as moradias flexíveis são a forma mais rentável, uma vez que a administração e manutenção do imóvel pode ser feita inteiramente por uma plataforma especializada, a taxa de ocupação é alta, assim como o retorno, já que os valores dos aluguéis tendem a ser maiores nesse tipo de negócio.

Avelino conta que neste processo algumas dicas são fundamentais e podem fazer a diferença na hora de escolher o imóvel, fazendo com que ele tenha mais atratividade e rentabilidade no futuro:

  1. – Escolha a localização – Fator determinante para qualquer compra, saber escolher a melhor localização exige tempo e conhecimento sobre a cidade e a região onde se pretende comprar o imóvel. Preste muita atenção às características da região, como segurança, tranquilidade, vizinhança, proximidade com comércio, serviços básicos como farmácias e supermercados, escolas, etc.

A mobilidade também é importante, para isso observe se o bairro é cortado por avenidas que facilitam o acesso a outras localidades e se possui boa rede de transporte público

  1. – Estrutura do condomínio – Cada vez mais os condomínios se tornam espaços atrativos que vão muito além do simples morar. “Para aproveitar ao máximo essa tendência, é importante prestar a atenção no que esses espaços oferecem, como estrutura de lazer para toda a família, locais para trabalho, estudos e cuidados com a saúde, lavanderia, espaço gourmet, entre outras facilidades que ajudam no dia a dia dos moradores. Quanto mais atrativos o condomínio tiver, mais valorizado ele será, o que facilita também a locação.
  2. – Faço o seu imóvel valer mais – Para que o seu imóvel tenha destaque, é importante investir na valorização do seu ativo, fazendo modificações que possam aumentar o seu valor. Caso opte por comprar um imóvel usado, pode-se fazer uma boa reforma, renovar materiais elétricos, hidráulicos e tudo o que possa dar ainda mais valor.

Em imóveis novos, investir em móveis planejados e itens de decoração como luminárias, rodapés e pisos diferenciados pode fazer a diferença.

  1. – Invista em divulgação – O momento de divulgação é importante para dar visibilidade ao seu imóvel e garantir que os melhores locatários tenham acesso. Para garantir a praticidade e a efetividade do anúncio, optar por parcerias em plataformas digitais pode ser uma boa opção.

Caso prefira fazer tudo sozinho, a dica é investir em boas fotografias, que valorizem os cômodos e seus detalhes. Imagens atraentes, com boa iluminação e que mostrem todos os detalhes, valorizam o imóvel para quem não pode olhar ao vivo. Colocar uma descrição clara do imóvel, mostrando suas características e detalhes também é fundamental para que o possível locatário possa avaliar o imóvel
.

  1. – Faça parcerias estratégicas – Apostar em parcerias estratégicas, com empresas especializadas na gestão de ativos imobiliários é uma solução que facilita a rotina do proprietário e do locatário, uma vez que possibilita uma gestão completa do imóvel.
    Colocar o imóvel na mão de empresas que entendem do mercado imobiliário e têm uma estrutura preparada para cuidar da administração, da parte burocrática, da divulgação, das entradas e saídas e da manutenção é uma opção cada vez mais acessível. Com isso o proprietário tem muito mais tranquilidade, agilidade e rentabilidade nas locações.

Fonte e mais informações, acesse: (www.yogha.com.br).