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Como utilizar os recursos do LinkedIn em suas estratégias digitais

em Destaques
quarta-feira, 03 de novembro de 2021

Ederson Dé Manoel (*)

Em um mundo altamente conectado, as mídias sociais têm papel fundamental. Para o bem ou para o mal. A diferença está no uso das ferramentas com inteligência e critério. E também na escolha da melhor opção de rede social para os interesses envolvidos. Neste ambiente de redes sociais, uma alternativa bem interessante é o LinkedIn, a maior rede social para negócios do mundo. Diferente do que muitos acreditam, ele não serve apenas para a busca de emprego e divulgação de currículos.

Na verdade, seu objetivo primordial é criar conexões entre pessoas e, a partir disso, gerar oportunidades de relacionamentos profissionais e negócios entre empresas.
A ferramenta oferece a possibilidade de expor ideias, conhecimentos, pesquisas, tutoriais, compartilhar dicas e tendências de mercado, sendo bastante útil para pessoas e empresas que queiram construir autoridade diante seu público-alvo inserido na plataforma.

Além de perfis pessoais, o LinkedIn permite a criação de páginas corporativas, para contar a história da empresa, novidades sobre produtos e serviços, aproximá-la de seus consumidores e publicar vagas de emprego. Assim, seja qual for o objetivo empresarial, o LinkedIn é claramente um canal relevante e que pode gerar bons resultados já no curto prazo.

Os principais objetivos de empresas que investem nessa plataforma são gerar leads, nutri-los, disponibilizar conteúdo relevante e criar boas oportunidades de negócios. Para alcançar essas metas, cujos desafios são muitos e grandes, a elaboração de um plano eficaz e que impulsione os resultados se baseia em:

1 – Construir autoridade – O LinkedIn é um instrumento incrível para quem quer construir uma imagem de autoridade. Mais direcionado e focado, o conteúdo oferecido costuma ser de alta qualidade e refinado. Esse aspecto da rede influencia de forma positiva, ajudando as pessoas, empresas ou marcas a se tornarem referências de autoridade.

O objetivo do perfil pessoal é apresentar projetos e habilidades, agregar informações da carreira profissional e estruturar, a partir daí, a autoridade. Já a página empresarial visa a expandir os negócios e divulgá-los. Na página da empresa, é importante conter todas as informações que geram credibilidade, todas as novidades e serviços oferecidos. Com todos esses itens estruturados, ganha-se espaço e reconhecimento.

2 – Criar rede de contatos – Para ter um bom alcance é preciso ter contatos, seguidores, ou seja, rede de conexões. Mais importante que a quantidade, é a qualidade das suas conexões. É preciso trabalhar para aumentar a lista, conectando-se com quem pode trazer vantagens, proporcionar parcerias e fazer o seu empreendimento crescer, como pessoas que são referência e que podem somar e agregar valor ao negócio. O importante é aproveitar a porta que se abriu e criar oportunidades que serão benéficas a todos.

3 – Oferecer conteúdo de qualidade – Disponibilizar conteúdos de qualidade para seus seguidores é primordial, tanto para atrair possíveis clientes e conquistar novos seguidores, como para a construção da autoridade. Pode-se compartilhar links externos, artigos criados no próprio LinkedIn, compartilhar conteúdos interessantes que viu em outros lugares. O crucial é sempre manter a página atualizada, com uma frequência de postagens organizada e regular.

4 – Integrar grupos de discussões – Os grupos no LinkedIn proporcionam muitas vantagens. Um grupo fechado é um excelente local para propagar temas relevantes, responder perguntas, esclarecer dúvidas e procurar entender bem o que se passa na mente de seguidores de nichos específicos. Uma dica interessante é aproveitar e criar redes de contatos, já que os grupos possuem pessoas com interesses que se unem para discutir assuntos pertinentes a elas.

5 – Buscar ser visto – No LinkedIn, é possível firmar um contato direto com uma pessoa ou empresa com quem se quer estreitar um relacionamento. Portanto, deve-se publicar materiais de interesse na página da empresa, no perfil pessoal, e republicar conteúdos que são relevantes. Dessa forma, a timeline do perfil pessoal ou empresarial estará mais ativa e será mais acessada. Segundo dados do ReTargeter.com, a taxa de conversão no LinkedIn é 277% mais eficaz para empresas que no Facebook ou Twitter.

6 – Usar ferramenta de Pesquisa Avançada – Um dos grandes benefícios de usar o LinkedIn é a oportunidade de fazer buscas sobre um profissional ou empresa, utilizando filtro que permitem encontrar públicos ou pessoas de segmentos exclusivos, únicos, por categorias, como empresa, cargo, especialização, influenciadores, mercado, etc. Quem utilizar a conta Premium, pode ainda explorar recursos especiais, como o envio de mensagem direta para o organizador de contatos, busca com resultados expandidos, entre outras vantagens.

7 – Anunciar – O LinkedIn Ads é uma ótima ferramenta para anunciar, por conta da grande audiência e segmentação precisa. Ele permite que você estratifique seus anúncios baseados nas informações disponíveis dos seguidores, tais como função, títulos, nível de experiência, tamanho da empresa, entre outras.

8 – Analisar os resultados – O LinkedIn oferece ferramentas de análise que acompanham a interação dos seguidores, o que auxilia na produção de novos conteúdos direcionados. Com elas, é possível observar as melhores métricas, mensurar informações e os dados mais relevantes para traçar suas estratégias.

(*) – Pós em Marketing pela ESPM, dedica-se à projetos de Data Marketing, Growth Hacking e Gestão de Experimentos de Marketing Científico. É Growth Hacker especialista em LinkedIn e Lead Generation.