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Como utilizar o marketing 4.0 a favor do seu negócio

em Destaques
sexta-feira, 20 de março de 2020

Em todos os produtos e negócios que são ofertados, sejam online ou em pontos físicos, o Marketing se faz presente. Quem nunca se interessou por algo depois de ter contato com uma ação bem-sucedida? Porém, isso vai muito além de apenas despertar interesse do público e o conceito de Marketing 4.0 está aí para mostrar isso. Segundo o norte-americano Philip Kotler, considerado ‘o pai do Marketing’, este último estágio está totalmente atrelado às transformações digitais: trata-se de uma revolução focada em mesclar o marketing tradicional que já conhecemos com o digital.

. Integre o online e o offline – O consumidor vive o paradoxo de interagir cada vez mais pela Internet, sem deixar de lado a vivência do mundo físico. Do ponto de vista das empresas, o desafio está em conciliar as ações da marca de modo a atingir diferentes canais e oferecer a experiência que o cliente procura. Nesse sentido, o omnichannel, termo que se refere à integração da operação de vendas de uma empresa ao longo de todos os seus canais, sejam eles online ou offline, é um ponto fundamental, segundo Thiago Lima, CEO da LinkApi, startup que cria soluções e integrações de softwares.

“Sabemos que há uma série de processos que envolvem a venda de um produto ou serviço. Por isso, a integração é tão importante; é ela quem garante a assertividade e eficiência na experiência do cliente”, diz o empreendedor. Lima também destaca a importância e necessidade do consumidor transitar entre o on e o off sem que haja uma barreira. “Com o omnichannel, ele consegue pesquisar um determinado produto pela Internet e comprar na loja física, por exemplo, e isso é uma tendência”, completa o empreendedor.

A prática é considerada muito importante para 39% dos consumidores, segundo pesquisa da Provokers realizada em parceria com a Google e divulgada em 2019. Só na última Black Friday, 24% dos consumidores realizaram a compra online e retiraram na loja. Evitar a taxa de frete e não precisar esperar a chegada do produto foram algumas das razões apontadas pelos clientes para a escolha.

Em se tratando de e-commerce, toda essa logística está interligada através de integrações que tornam possível. “O cliente só consegue retirar uma mercadoria em um ponto físico porque há uma sistema de integração que se ‘comunica’ com a loja, que tem o controle de estoque e que direciona a compra ao ponto físico escolhido.”, explica Thiago.

. Comunicação horizontal – Na era da transformação digital, o consumidor é quem dita as regras, então nada mais natural que ouvi-lo para entender suas necessidades e, a partir disso, construir uma campanha ou lançar um produto. A construção de uma brand persona – estratégia baseada na criação de personagens com os valores da marca, com o objetivo de aproximar o relacionamento com o público-alvo – tem sido a melhor ferramenta nesse quesito.

“Para conversar com o seu consumidor, nada melhor do que ter uma referência que domine um determinado assunto e que dialogue diretamente com o público que você quer atingir”, ressalta Lima. Além disso, são nas redes sociais que os consumidores dão suas opiniões sobre a marca e seus produtos, impactando diversas pessoas, transformando o antigo boca a boca no compartilhamento digital de experiências.

Com isso, integrar os diferentes canais de comunicação para a coleta dessas informações tem sido essencial para as empresas. Dessa forma, elas tomam decisões a partir de dados, e não mais baseadas em achismos, processo esse que beneficia ambos os lados (marcas e consumidores). Recentemente o Chiefmartec, portal dedicado a acompanhar a evolução das ferramentas de marketing, e que realiza anualmente um mapeamento de cada uma delas, apontou que já haviam 7.040 soluções para a área de marketing, um salto exorbitante se comparado que em 2011 esse número era de 150. Considerando a nova complexidade do marketing, é recomendado que empresas busquem o auxílio e acompanhamento de uma agência de marketing digital B2B.

“Essa pesquisa revela o impacto que as integrações têm em quase todos os mercados atualmente. Cada etapa é otimizada a fim de maximizar vendas através do CRM, potencializando a experiência do consumidor e, com isso, direcionando e otimizando a comunicação com os stakeholders. O Marketing 4.0 só se torna um problema quando a empresa não entende a importância deste processo”, finaliza Thiago. Fonte e mais informações:(https://www.linkapi.solutions/).