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Como se manter empreendendo durante a quarentena?

em Destaques
sexta-feira, 05 de junho de 2020

Melby Huertas (*)

Durante este período de pandemia, as pessoas estão mais sensíveis, empáticas e solidárias. Há uma preocupação geral pelo próximo e, no cenário atual, a conexão emocional é muito importante, o que mostra que o apelo de união e apoio aos mais afetados pelo estado de isolamento é mais forte nestes momentos. Estes sentimentos também causam impacto no comportamento de consumo.

A relação entre consumidores e marcas vai depender do comportamento delas neste período de pandemia: as pessoas vão lembrar das empresas que ajudaram e foram solidárias e daquelas que estão construindo esse vínculo emocional agora, além das que mantiveram as suas operações e se adaptaram rapidamente para não ter que demitir funcionários.

Essa adaptação é mandatória para todos os empreendedores nesse período de quarentena. É preciso dar mais atenção ao comportamento de seus clientes, observar e reconhecer seus problemas de consumo, e resolver o problema de um grupo de pessoas dispostas a pagar pela solução. Afinal, não importa o momento em que vivemos, empreendedores devem pensar em formas de facilitar a vida das pessoas.

. Comércio digital – Durante a quarentena, mais consumidores perceberam os benefícios de realizar compras on-line, portanto, compras de conveniência passarão cada vez mais a ser feitas remotamente. O tempo desprendido para ir ao mercado, por exemplo, pode ser utilizado para trabalhar, curtir a família ou simplesmente descansar.

Neste momento, o papel das empresas deve ser o de educar as pessoas, que estão começando a se familiarizar com o consumo consciente. Neste propósito, é essencial reforçar a importância de evitar desperdício e envolver os consumidores em tarefas sustentáveis como a reciclagem.

. Delivery – É evidente que o consumo por delivery deve cair após o fim da quarentena, o que abre espaço para outras oportunidades. Olhar para os problemas na logística das entregas e pensar em uma solução pode ser um bom começo. Por exemplo, a quantidade de embalagens de qualquer compra na Internet que chega pelos correios é enorme, mesmo que a peça seja pequena.

Por isso, ainda precisamos de alguém que pense em uma solução mais sustentável para as empresas que vendem on-line e, talvez, a especialização na entrega de determinadas categorias de produtos, mirando como público-alvo as empresas e as suas necessidades de reduzir custos e diminuir o tempo de entrega.

. Restaurantes e bares – Estabelecimentos deste tipo terão a retomada mais lenta, portanto, devem ser criativos quanto aos cuidados para evitar aglomerações, dada a recomendação de evitá-las. Inovações radicais também são bem-vindas neste momento, pois as pessoas estarão mais dispostas a experimentarem novas alternativas de continuar consumindo os pratos do seu restaurante favorito.

. Lojas de roupas – Vender roupas durante a pandemia não é fácil, visto que é um gasto que as pessoas podem preferir adiar. Temos visto a adaptação de algumas marcas para roupas mais confortáveis de ficar em casa, fitness, máscaras e roupa de dormir. É a mudança mais simples e rápida. Porém, é necessário ir além e pensar em outros problemas que ainda não possuem solução.

A recomendação de tirar e lavar as roupas e sapatos cada vez que você chega em casa faz com que as pessoas tenham mais trabalho e percam muito tempo. Será que a indústria da moda consegue resolver esse problema? O desenvolvimento de roupas mais funcionais ou de ações para ajudar pessoas carentes também seriam de grande valia.

. Ações para o e-commerce – Algumas ações que podem ajudar empreendedores que querem e devem investir no e-commerce, baseadas em gatilhos psicológicos para gerar conversão de compras on-line, são:

  • Oferecer algo grátis (cupons de desconto, brinde, frete grátis). Qualquer detalhe, sendo de graça, desencadeia o sentimento de reciprocidade.
  • Destacar comentários de clientes que compraram e gostaram do produto pode gerar desejo e incentivar compras.
  • Mostrar sempre imagens do produto em contexto de uso. Fotos apenas do produto são menos efetivas.
  • Mostrar sempre que possível, qual é o problema de consumo que o produto resolve para os consumidores. Não forçar um problema se o produto é apenas hedônico.
  • Usar frases como “pague somente” ou “tudo por apenas” são mais efetivas do que informar apenas o preço dos produtos e da entrega.

(*) – É professora do departamento de Administração do Centro Universitário FEI.