42 views 6 mins

Como potencializar as vendas no e-commerce

em Destaques
quinta-feira, 09 de maio de 2024

Pergunte a qualquer empreendedor quais são seus anseios para 2024. É possível que a maior parte deles aponte o aumento das vendas e da lucratividade como metas principais. No mercado de e-commerce, por exemplo, as expectativas são altas.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o segmento deve alcançar um faturamento da ordem de R$ 205,11 bilhões neste ano, o que representa um aumento de 10,45% na comparação com a previsão de vendas anotada para 2023.

Além disso, espera-se que as lojas online somem aproximadamente 418,6 milhões de pedidos como consequência do aumento na quantidade de clientes comprando online, que deve chegar à casa de 91 milhões de consumidores.

“Diante desses dados, é importante que as lojas online se preparem para potencializar as próprias vendas. Isso significa que é importante avaliar qual é o cenário atual, traçar novas metas, analisar quais campanhas de marketing podem ajudar nesse processo e quais são as ferramentas que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão do e-commerce”, avalia Felipe Rodrigues, CEO da Enviou – plataforma especializada em ferramentas e soluções para automatizar o marketing para e-commerce.

Para auxiliar empreendedores e gestores das lojas online a alavancar as vendas, conquistar novos clientes, reverter vendas consideradas ‘perdidas’ e fidelizar consumidores, Rodrigues listou algumas dicas e orientações, que podem fazer a diferença na hora de fechar o caixa mensalmente e ao final deste ano:

  • Faça um bom planejamento para o seu e-commerce e revise cada item periodicamente para que seja possível ajustar a rota quando necessário;
  • Esteja atento ao estoque de produtos e se certifique quanto à disponibilidade de cada item;
  • Planeje promoções e queimas de estoque de forma estratégica;
  • Converse com o time de logística, tanto interno quando externo, e garanta que a operação seja satisfatória, especialmente em relação ao cumprimento dos prazos de entrega;
  • Tenha sempre em mente que toda venda é uma oportunidade única de conquistar e fidelizar novos clientes. Garanta, então, que o cliente terá uma experiência positiva e marcante;
  • É importante ter um time de atendimento preparado para sanar dúvidas e auxiliar os clientes no momento de efetuar as compras;
  • Faça benchmarking: analise e entenda em que aspectos é possível melhorar a atuação da sua loja a fim de proporcionar a melhor experiência ao seu cliente;
  • Invista no marketing. Faça comunicações inteligentes, especialmente quando utilizar canais de comunicação como o e-mail marketing, whatsapp, SMS e outros;
  • Invista em tecnologia de forma que ela possa proporcionar um aumento significativo na taxa de conversão do e-commerce;
  • Tenha à sua disposição ferramentas para a recuperação de carrinhos abandonados. Eles auxiliam na conversão de vendas que já poderiam ser consideradas perdidas;
  • Analise sua operação e verifique se há uma quantidade expressiva de produtos à venda que são de uso recorrente. Em caso positivo, invista em uma ferramenta de ‘Recompra Inteligente’, que vai avisar ao cliente que já é hora de voltar a adquirir aquele determinado item levando em consideração quando a última compra aconteceu e o tempo médio estimado para consumo daquele produto;
  • Avalie, também, a possibilidade de contratar uma ferramenta de ‘Abandono de Navegação’, que identifica automaticamente e acompanha o fluxo de navegação dos clientes que acessam as lojas online e inicia uma jornada de automação de marketing por meio da qual os produtos passam a ser sugeridos por e-mail, SMS, push no navegador e/ou whatsapp mesmo que o consumidor sequer tenha adicionado produtos ao seu carrinho de compras;
  • Outra indicação é ter uma ferramenta que faça o envio de conteúdo totalmente customizado ao consumidor, provocando um gatilho para a concretização de compras.

O CEO da Enviou aconselha, ainda, que as lojas online façam uso de imagens e vídeos com boa resolução na hora de apresentar os produtos, além de criar descritivos detalhados para que o consumidor possa compreender todos os diferenciais do item avaliado.

Alguns aspectos que merecem atenção da equipe do e-commerce são: variedade de métodos de pagamento, tempo de entrega, valor de frete, estratégias de SEO, layout da página de vendas, criação de conteúdos relevantes, entre outros. – Fonte e mais informações: (www.enviou.com.br).