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Como manter a constância dos negócios no ecossistema de inovação

em Destaques
segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Como manter a continuidade do meu negócio? Este é um questionamento que tem sido frequente nas rodas de conversa dos empreendedores com o momento em que o ecossistema de inovação vive.

Um estudo do Startup Genome Report feito com cerca de 3200 startups, descobriu que a maioria dos negócios têm um crescimento muito alto antes de estarem consolidados, resultando em uma taxa de falha de 90%. De acordo com Rodrigo Della Rocca, CEO e cofundador da fintech especializada em condomínios CondoConta, transparência e gestão de pessoas são algumas das respostas para o crescimento dos negócios.

“Não importa qual o produto ou serviço, no fim, ele está sendo trocado por dinheiro. Por isso, é importante buscar ajuda em pessoas. Pessoas que estejam alinhadas ao propósito do negócio e que sejam especialistas em suas funções. Somente com um time integrado e alinhado aos mesmos objetivos é possível obter sucesso”, afirma Della Rocca.
Além da atenção voltada ao time, o executivo recomenda transparência na gestão.

“Aqui visamos a transparência em várias camadas, pensando até na segurança da empresa, dos dados e das informações. Em qualquer companhia, independente do tamanho, é fundamental que quem está executando o plano saiba onde financeiramente a empresa está e onde ela quer chegar.

Então, organizar os indicadores com base na camada em que ele está presente é fundamental. Por exemplo, a área de vendas não necessita ter acesso aos mesmos indicadores que a gerência, é preciso entender a relevância para cada grupo”, pontua Rodrigo.

Pensando em auxiliar outros empreendedores a continuar escalando os negócios em meio ao atual momento, o CEO da fintech que já captou R$92,6 milhões somando aportes da Redpoint eVentures, Darwin Startups e Igah Ventures, separou três dicas-chaves. Confira:

1 – Faça checkpoints – Para que o negócio continue tendo um andamento saudável é necessário entender como as finanças estão seguindo com o plano de negócios. Ou seja, com certa recorrência, avaliar em que patamar a parte financeira do negócio está.

Checkpoint é fundamental! É preciso sentar e analisar se o plano que foi feito lá no início está sendo cumprido para entender como prosseguir dali para a frente. Esse checkpoint depende muito da recorrência do negócio, no varejo ou no e-commerce, por exemplo, talvez seja ideal fazer um checkpoint com o time financeiro todos os dias.

No nosso caso, que são produtos financeiros com uma recorrência mensal, temos uma análise mais profunda mês a mês.

2 – Fique de olho no fluxo de caixa e na margem – A continuidade de qualquer empreendimento depende de um fluxo de caixa saudável. Se os recursos disponíveis não estão sendo suficientes para cobrir as despesas para a execução das atividades operacionais é hora de repensar a forma como o dinheiro está entrando em caixa e para onde está sendo destinado.

Como empreendedor, muitas vezes temos aquela visão romântica do faturamento, de que estamos faturando. Mas devemos estar atentos à margem que isso está nos deixando.

Entender de fato qual o valor que está entrando no negócio e que pode ser reutilizado para futuros investimentos e diferenciar do valor final do produto ou serviço é um ponto que merece bastante atenção e humildade dos empreendedores.

É importante ter a margem bem definida para que os valores de reinvestimento e pagamentos de encargos sejam distinguidos.

3- Reúna o time, de preferência em camadas – Esse passo é desafiador por causa do paradoxo de querermos dedicar nossos esforços apenas em produzir. E “parar” para focar no processo enquanto time pode parecer perda de tempo. Porém, é importante entender que esse investimento de alinhamento é essencial para o atingimento dos resultados a médio e longo prazo.

“A divisão em camadas é um dos principais pontos. Ter uma camada gestão entre os times. Essas camadas se reúnem em um período semanal e todos juntos em período mensal. Esse período mais curto de encontros se alinha muito para empresas que estão iniciando, que não tem um histórico dos últimos anos como alicerce.

Tendo essa divisão e o encontro desses grupos podemos manter todos alinhados ao mesmo objetivo, o que nos traz uma maior garantia de sucesso na construção da empresa. – Fonte e outras informações, acesse: (https://condoconta.com.br/).