CEO da holding brasileira Antaris Franchising, especializada em alimentação, explica como funciona a administração de diferentes franquias do mesmo grupo
Mercado em larga expansão país afora, o franchising tem atraído cada vez mais interessados. Desde roupas, cosméticos, serviços, saúde e bem-estar, alimentação até o universo dos mercadinhos instalados em condomínios, novos empreendedores podem pesquisar franquias com as quais se identificam melhor, marcas consolidadas no mercado e que ofereçam estrutura e credibilidade no segmento em que atuam, além de bom relacionamento com o franqueador.
Já os investidores experientes, têm como caminho natural multiplicar a rede, abrindo novas lojas na mesma cidade ou até ampliando para outras localidades. Mas uma estratégia que vem ganhando espaço é a possibilidade de diversificar suas marcas lidando com a mesma empresa, em casos onde toda a cadeia é de um único grupo. Confira a seguir algumas vantagens de tornar-se multifranqueado de uma holding e depoimento de um empresário que fez esta opção:
Vínculo com profissionais já conhecidos
Um dos benefícios de adquirir novas marcas de um grupo com quem já atua é ampliar relacionamento junto a profissionais conhecidos. “O franqueado tem todos os contatos, sabe exatamente a quem recorrer caso precise de ajuda”, afirma o fundador e CEO da Antaris Franchising, Antônio Augusto Ribeiro de Souza.
Segurança de uma base forte
Ao se aproximar de uma holding multimarcas, o franqueado sabe que esta é uma estrutura segura, principalmente quando o grupo representa no país marcas internacionais, porque há toda uma prestação de resultados. “Perante a matriz estrangeira, eu também sou franqueado. Então conto com os guidelines deles, do que já funcionou ou não, além de contar com diferentes redes nacionais para ampliar a experiência e garantir o sucesso do grupo”, conta Antônio Augusto.
Diversidade de produtos com garantia da mesma qualidade
Mesmo entre diferentes marcas, uma holding pode ter fornecedores homologados para diversos insumos, como carnes, laticínios, hortaliças e massas, por exemplo. Ao ampliar seus negócios dentro do mesmo grupo, o multifranqueado tem a garantia de que a qualidade já adotada pela holding será a mesma, independente da rede. “Estamos sempre em busca de inovação e de olho em novos produtos, porém cientes do tamanho do nosso negócio e quantos franqueados contam conosco, então a exigência é grande”, finaliza o CEO.
Os passos de um multifranqueado até uma parceria de sucesso
Com 16 anos no ramo de franchising entre varejo, eletroeletrônicos, além de grelhados e comida asiática dentro do food service, o empresário Roberto Hayashi, 56 anos, é um multi-franqueado de sucesso da Antaris Franchising. Há quase dois anos, ele conheceu a holding em uma feira de negócios e se interessou pela Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, uma das marcas do grupo. “Eu não sabia nada de gelato, mas vi potencial na rede e, principalmente, senti que os franqueadores são sérios e envolvidos, pessoas próximas, com quem posso contar”.
Em outubro de 2022, Hayashi abriu sua primeira gelateria no Shopping Vila Olímpia, zona sul da capital paulista. Poucos meses depois, ampliou a parceria adquirindo outra marca da holding, o Johnny Rockets, rede californiana de hamburguerias ambientada nos anos 1950, que abriu em março de 2023 no Shopping Maia, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Em setembro, partiu para a terceira rede do grupo, a Boulangerie Carioca, pâtisserie inspirada no estilo francês, no Tietê Plaza Shopping, zona norte da capital paulista, loja que inovou em uma collab junto à Cuor di Crema. “Me tornei fã dos produtos, são de muita qualidade e a operação é muito fluida, não me dá problemas. Outra segurança foi saber que o Antônio Augusto, franqueador, tem três décadas de experiência, reconhecimento com gigantes do mercado americano como o Johnny Rockets e já operou muita loja, então ele entende nosso lado de franqueado como ninguém”, avalia o empreendedor.