Emerson Spina (*)
Educar os compradores online para o futuro do comércio eletrônico é essencial para criar uma experiência de compra positiva e garantir que eles estejam bem informados e preparados para aproveitar ao máximo as oportunidades que o varejo digital oferece.
Existem várias formas de atuar diretamente junto aos clientes. Mas, separei aqui alguns pontos relevantes para esse processo de educação.
. Produza conteúdo relevante, como artigos, vídeos e guias que informem sobre como funciona o comércio eletrônico, as vantagens, os riscos, e as melhores práticas de compra online. Aborde tópicos como segurança de dados, proteção do consumidor e escolha de produtos;
. Utilize ao seu favor as redes sociais e blogs para compartilhar dicas, resenhas de produtos e recomendações. Isso pode ajudar a tomar decisões mais informadas;
. Atue fortemente na criação de conteúdo informativo nas páginas de produtos dos e-commerces para garantir que o consumidor tenha segurança no momento da compra online;
. Outra forma relevante são os programas de fidelização que recompensam compras regulares e indicações. Isso incentivará a lealdade à sua loja online e educará os clientes sobre os benefícios de comprar online;
. Ainda, disponibilize ferramentas de avaliação e comparação de produtos para ajudá-los a tomar decisões informadas. Isso pode incluir classificações, comentários de clientes, informações detalhadas sobre produtos e comparações lado a lado;
. Mais um ponto importante é a educação sobre segurança online. Explique a importância de senhas fortes, verificação em duas etapas e como identificar sites seguros. Certifique-se de que seu site seja seguro e atenda a padrões de segurança.
. E por fim, esteja aberto a receber feedbacks e aplicá-los para melhorar constantemente sua loja online e as práticas de atendimento ao cliente.
Lembre-se de que a educação é um processo contínuo. Ao investir nisso e no empoderamento do público, você construirá relacionamentos mais fortes e duradouros, ao mesmo tempo em que impulsiona o sucesso do seu negócio de comércio eletrônico no futuro.
(*) – É publicitário e COO da STANDOUT, martech referência em trade marketing digital (https://standout.com.br).