111 views 6 mins

Como definir uma política de descontos para seus produtos

em Destaques
quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Precificar produtos pode ser um processo um pouco complexo para qualquer empresa. Isso porque, essa ação deve ter como principal objetivo fazer o negócio realmente lucrar, além de evitar possíveis prejuízos.

Porém, para chegar até esse objetivo, é fundamental desenvolver uma boa política de descontos, ou seja, um conjunto de estratégias para determinar o melhor valor do que é vendido, de modo a otimizar as oportunidades de venda.

Assim, é possível oferecer descontos interessantes para o consumidor, melhorando o posicionamento da marca e fidelizando o público – dois pontos essenciais para manter o seu negócio em desenvolvimento. Mas como começar a aplicar a política de descontos na sua empresa? A IZIO&Co, solução completa de comunicação e eficiência – no app, na gôndola ou no caixa, lista cinco dicas. Confira:

  1. Faça uma definição de produtos – A política de descontos começa com a definição dos produtos que farão parte dela. Ela precisa ser traçada de acordo com a realidade de seu negócio para, assim, favorecer tanto a empresa quanto os clientes. Os preços promocionais despertam o interesse do público, portanto, vale a pena focar em itens com vendas baixas ou sazonais.

Lembre-se, também, de verificar seus pedidos, demanda e estoque. Evite mercadorias em alta, já que o foco é impulsionar os lucros e essa escolha pode causar desequilíbrio.

  1. Monte um planejamento – Não esqueça de montar um planejamento sobre os descontos que serão oferecidos. Ele servirá como um guia para que você não abaixe o valor além do que seus recursos permitam. Até porque são vários custos dentro de um processo de comercialização, e eles devem ser respeitados. Do contrário, você lidará com um sério comprometimento dos lucros.

Uma consequência da falta de planejamento é o prejuízo no caixa, assim como a qualidade do que você vende, já que você dificilmente conseguirá atender à demanda e a saída será maior que a entrada de dinheiro. Nesse cenário, ficará mais difícil alcançar a recuperação dos lucros.

  1. Analise a competição – A política de descontos deve ter como base os preços praticados pelos competidores de seu mercado. A partir disso, será possível traçar ofertas mais atraentes sem que seja preciso tomar medidas mirabolantes. Para tanto, define uma faixa de mercado.

Ela pode estar acima ou abaixo da média, conforme o público que você deseja envolver e com a situação do ramo em que sua organização atua nesse momento. Verifique também quais são os valores praticados pela empresa que domina o setor. Os dados ajudarão a calcular preços que estejam dentro da realidade de seu negócio.

  1. Tenha um documento de orientação para possíveis dúvidas do público – Crie um documento de orientação detalhado, mas, ao mesmo tempo, objetivo. Com ele em mãos, ficará mais fácil orientar possíveis dúvidas de seu público, vendedores e demais líderes da equipe de vendas.

Eles precisam estar com as respostas na ponta da língua não apenas para justificar um desconto, mas, também, para argumentar e convencer sobre a compra ser ideal. Uma boa ação de vendas é um diferencial tão competitivo quanto seu preço. Lembre-se disso!

  1. Não diminua o lucro com a política de descontos – Por último, mas não menos importante, cuidado para não diminuir o lucro com a política de descontos. Essa é uma situação de risco, que causa danos ao valor de sua empresa. O desconto e a precificação devem ser aplicados apenas até onde é possível.

Se afeta o seu lucro, não adianta pensar exclusivamente no consumidor, porque mais tarde você não conseguirá mais atendê-lo. Além disso, abaixar demais os preços do que você vende por muito tempo, pode derrubar o valor de mercado que sua mercadoria tem de forma definitiva. Então, foque no tempo em que as ofertas ficarão disponíveis e não deixe que a competitividade suba à cabeça.

Ao colocar em prática essas dicas, certamente conseguirá fazer delas um verdadeiro impulso para suas vendas e lucros. Mas, para garantir que a estratégia seja efetiva após a implementação, nada como acompanhar de perto o comportamento do seu consumidor. – Fonte e amais informações: (https://www.izio.com.br/).