Elvis Marques (*) e Rafael Cardoso (8*)
Os ambientes de trabalho vêm passando por diversas mudanças nesta década. Muito mais do que modelo híbrido ou remoto, as pessoas querem (ou precisam) trabalhar de onde for necessário, o anywhere office se estabeleceu. Seja em casa, no escritório ou em deslocamentos, os colaboradores demandam mais dos sistemas de videoconferência.
Na prática, as empresas precisam oferecer a mesma estrutura e funcionalidade para quem está no escritório ou fora dele. Isso se traduz na necessidade de contar com um espaço físico que tenha toda a tecnologia necessária para que o trabalho híbrido aconteça, incluindo, por exemplo, recursos como inteligência artificial e tradução simultânea.
E isso não significa, necessariamente, aumentar custos, já que contar com esse tipo de espaço pode permitir a continuidade de reuniões remotas e reduzir muito os valores com viagens e deslocamentos. As opções que temos hoje são uma evolução das chamadas telefônicas, que passou pelas conferências telefônicas e videochamadas e chegou à telepresença.
As necessidades surgidas durante a pandemia fizeram com que estas ferramentas se sofisticassem tanto que, mesmo com o retorno aos escritórios, muitas empresas trabalham para modernizar estes ambientes.
Os fornecedores de sistemas de videoconferência, por sua vez, têm adicionado funcionalidades como redução de ruídos, a já citada tradução simultânea e, mais recentemente, a integração com consoles de produtividade e comunicação online de diferentes fabricantes.
Todas essas são evoluções pós-pandemia e muitas delas foram desenvolvidas a partir de problemas de interoperabilidade surgidos entre diferentes ferramentas. Em muitos casos, não se trata apenas de reduzir custos, mas de entregar mais valor aos colaboradores, oferecendo o mesmo padrão de comunicação estejam onde estiverem.
Mais que isso, estas ferramentas são importantes para atrai-los de volta ao modelo presencial, já que oferecem experiências ainda melhores, fazendo com que se sintam bem e com a disponibilidade de uma tecnologia ainda mais eficiente quando comparado as que têm em casa.
Para garantir essa experiência diferenciada, várias funcionalidades estão sendo aprimoradas com o uso de Inteligência Artificial (IA) e já estão disponíveis na grande maioria das salas de conferência, como:
- Remoção de ruído e aprimoramento de voz – Com o uso de IA, é possível remover ruídos e aprimorar a qualidade do áudio.
- Melhor visão geral e enquadramento da câmera do “Speaker Tracking” dos participantes – A IA entra em cena para aprender padrões associados à localização do “indivíduo falador”, ajustando automaticamente o enquadramento da câmera para mantê-lo em foco.
- Reconhecimento facial e contagem de pessoas – Um modelo de IA é aplicado para identificar automaticamente rostos em uma cena e contar o número de pessoas presentes, avaliando a densidade populacional na área visualizada.
- IA de conversação em dispositivos e comandos de voz – A IA de conversação em dispositivos de vídeo representa uma revolução na interação homem-máquina. O usuário pode simplesmente entrar em uma sala de reunião e dar um comando de voz para iniciar uma chamada, sem precisar tocar em controles ou painéis.
- Legenda e tradução em tempo real – A IA também é implementada para realizar legendagem em tempo real, convertendo falas em texto de maneira instantânea. Essa tecnologia é valiosa em situações como transmissões ao vivo, videoconferências e eventos, proporcionando acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva e melhorando a compreensão em ambientes ruidosos.
Além disso, a capacidade de tradução simultânea também é incorporada, permitindo que as comunicações fluam com eficiência em diferentes idiomas durante interações internacionais e eventos multiculturais;
- Transcrição de reunião e rotulagem do orador – Aqui a IA é aplicada para criar transcrições precisas e pesquisáveis de reuniões. Isso significa que os usuários podem facilmente buscar por palavras-chave ou tópicos específicos, melhorando a acessibilidade e a recuperação de informações relevantes.
Estas são apenas algumas funcionalidades disponíveis nos sistemas mais modernos de videoconferência. Apostar neles, neste momento, é um passo importante para garantir a comunicação eficiente entre os colaboradores de uma empresa, estejam dentro ou fora dela.
(*) – É Digital Workplace Expert da Logicalis; (**) É Sr Digital Workplace Specialist da Logicalis (www.la.logicalis.com/pt-br).