207 views 4 mins

Como a estratégia de definição dos nomes pode determinar o sucesso dos produtos

em Destaques
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Escolher corretamente o nome de um produto é fundamental para o sucesso de uma marca, podendo contribuir para criar uma conexão emocional com os consumidores e estabelecer uma base sólida para o crescimento do negócio.

Este é o caso da Nissan, que tem forte presença na América Latina e está em plena expansão na região, com um portfólio de produtos que têm nomes memoráveis. Graças ao seu sólido projeto de produção local na Argentina, Brasil e México, além de uma equipe de talentos que impulsiona a inovação, 87% dos veículos que a fabricante japonesa comercializa em mercados latino-americanos são produzidos localmente.

Várias de suas fábricas na região são polos de exportação, permitindo à marca atingir 717 mil veículos fabricados para o mercado doméstico e internacional durante o ano fiscal (de abril a março) de 2023, um volume 40% superior em comparação com o mesmo período anterior.

Apesar de serem destinados à produção em série, o nome de cada veículo da Nissan tem sua própria história e significado. Alguns evocam sentimentos ou recordações e – por que não – até mesmo sensações. Todos eles remetem a um propósito e inovação. Sobre os nomes de alguns modelos da Nissan comercializados na América Latina:

  • Nissan Kicks – Em inglês, “kicks” significa “doing something for fun” (em português, “fazer algo por diversão”), que se reflete em seu design moderno e nas séries especiais propostas.
  • Nissan Sentra: o nome deste sedã tem origem na palavra grega “kentron”, que significa “centro”. A denominação foi escolhida pela empresa para refletir o tamanho perfeito deste carro e a segurança que ele oferece.
  • Nissan LEAF: O acrônimo “LEAF” provém das palavras “Leading Environmentally-Friendly, Affordable, Family Car”, que poderia ser traduzido como “Carro Familiar, Acessível e que Respeita o Meio Ambiente”. Este veículo elétrico representa a visão de sustentabilidade da Nissan.
  • Nissan Pathfinder: este SUV deve seu nome à combinação de duas palavras em inglês: “Path” (caminho) e “Finder” (aquele que encontra). Juntas, sugerem a capacidade da Pathfinder para atravessar todos os terrenos e encontrar seu caminho com segurança. Este modelo oferece espaço, entretenimento e segurança para todos os passageiros.
  • Nissan Qashqai: a Nissan se inspirou no nome da tribo nômade do povo Qashqai do Irã para oferecer um crossover criado para os nômades urbanos, aquelas pessoas que têm um estilo de vida aventureiro, mesmo vivendo em áreas urbanas.

. Simplicidade e clareza: os nomes devem ser simples de compreender, ler, soletrar e pronunciar, em todo o mundo.

. Adequação linguística: ausência de conotações negativas em vários idiomas. Além disso, os nomes devem respeitar uma redação correta, evitando qualquer nome que evoque imagens de religião, sexualidade, violência e moral.

Um nome de produto forte e memorável pode ajudar a inspirar confiança e lealdade entre os consumidores e influir em suas decisões de compra. No caso da Nissan, o portfólio de produtos da marca é lembrado não apenas pelo nome, mas também pela qualidade, design e tecnologia que oferecem. – Fonte: (https://brazil.nissannews.com/).