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Cinco mitos e verdades sobre hospedagem de sites

em Destaques
segunda-feira, 28 de março de 2022

Hospedagem é o local online onde é guardado um site, possibilitando que uma grande quantidade de informações e arquivos sejam armazenadas em um só lugar. ‘’O site é o principal cartão de visita da empresa na internet, ele possibilita mais visibilidade e alcance, além de novas oportunidades de negócios.

Nesse sentido, da criação à administração, a hospedagem abarca todas as aplicações necessárias para botar um site no ar, mantê-lo funcionando e trazendo resultados’’, afirma Robledo Ribeiro, CEO e fundador da HostGator no Brasil, multinacional de hospedagem de sites. Em 2021, uma pesquisa da The Economist e do Facebook mostrou que o Brasil ocupa a 36ª posição no ranking global de inclusão digital.

A lista avalia o acesso de um país à internet considerando disponibilidade, preços, relevância e capacidade de uso das pessoas, que mede o nível de educação e preparação para usar a Internet. Pensando nisso, Robledo Ribeiro selecionou os principais mitos e verdades sobre hospedagem de sites para ampliar o acesso a informações sobre o tema. Confira:

  1. – Um site reforça a autoridade de uma pequena empresa: VERDADE. Segundo levantamento realizado pela plataforma de hospedagem de sites HostGator, com mais de 5 mil empresas, mais de 50% delas passaram a investir no meio digital durante a pandemia. Desses, mais de 60% perceberam aumento nas vendas. Ainda no levantamento é possível verificar tendências para o setor: mais de 60% dos participantes da pesquisa pretendem aumentar o investimento no formato digital e apenas 7% planejam diminuir.

A presença digital permite que as empresas possam garantir cada vez mais clientes, uma vez que é possível trabalhar diversas estratégias digitais paralelas e atingir uma quantidade muito maior de pessoas, por não haver limites materiais. Hoje, uma pessoa pode ir buscar informações sobre um produto, ver o catálogo e portfólio da marca e até mesmo depois ir comprar na loja física — integrando o ambiente online no aumento de autoridade.

  1. – Quanto mais cara a hospedagem, melhor ela vai ser – MITO. O que vai definir a qualidade da hospedagem escolhida são os recursos que o empreendedor precisa que ela tenha. Dependendo do porte do site, o recomendado é que se invista o valor adequado ao mesmo.

Para descobrir qual a melhor hospedagem para cada caso, é necessário fazer uma avaliação de como será o início das atividades do negócio, qual público se gostaria de atingir, entre outras características. Não necessariamente o produto mais caro do mercado será o melhor para o projeto. Existem, sim, hospedagens gratuitas disponíveis atualmente, mas elas são mais recomendadas para testes ou para aprendizados.

  1. – Só desenvolvedores profissionais são capazes de fazer um site – MITO. Hoje existem diversas plataformas que permitem aos usuários criar sites, tanto web como mobile, sem necessidade de conhecimento prévio em programação ou design. De maneira simples, elas permitem que o usuário personalize a página como quiser, oferecendo centenas de temas, um banco de imagens gratuito e um painel de edição “arrasta-e-solta” intuitivo e fácil de usar.
  2. – É preciso estudar o tipo de hospedagem antes de adquirir – VERDADE. É importante lembrar que empresas diferentes devem ter estratégias diferentes e o mundo digital não fica fora dessa dinâmica. O que funciona para um tipo de negócio pode não funcionar para outro, mesmo que muitos empreendedores iniciantes acabem adotando determinados caminhos só porque outras empresas os estão fazendo.
  3. – Ter um domínio quer dizer ter um site – MITO. O domínio é o endereço de um site na internet, uma parte importante para construir a identidade e a presença na web. Registrá-lo é o primeiro passo para garantir uma presença online, mas não significa que é a única ação necessária.

Após o registro do domínio, vem o momento de escolher onde ficarão armazenados os arquivos do seu site, o banco de dados, as imagens, o serviço de e-mail que será utilizado e todas as outras características relacionadas ao projeto. Se traçarmos um comparativo, o domínio pode ser representado por um endereço, como “Rua João Augusto, nº 35”, enquanto a hospedagem é o espaço físico em si. – Fonte e outras informações: (https://www.hostgator.com.br/).