162 views 6 mins

Cinco dicas para ampliar a vida útil dos equipamentos

em Destaques
sexta-feira, 18 de junho de 2021

João Benine (*)

O uso adequado dos equipamentos de segurança eletrônica pode fazer com que eles funcionem corretamente e, inclusive, tenham sua vida útil prolongada, evitando desgastes futuros com questões relacionadas ao tempo de garantia, falhas técnicas e avarias em geral.

Nesse sentido, vou colocar aqui cinco dicas principais para que os equipamentos tenham sua vida útil prolongada. Algumas delas, podem até parecer simples demais, mas muitas vezes o óbvio e o cuidado mais básico – não é feito pela maioria dos consumidores.

  1. – Manual e garantia: estar ciente – É importante lembrar que cada empresa trabalha com sua própria política de garantia e por isso, sempre que possível leia os termos da garantia vigente para entender os limites de uso e a cobertura. Além disso, é fundamental ler o manual de instalação e uso, sendo que dependendo do produto, esse documento informa o modo de instalação física apropriada para que siga o padrão do fabricante.

Caso o equipamento precise ser levado à assistência técnica e for constatado, por meio de evidências, que a instalação foi inadequada, há grandes chances do consumidor perder a garantia. Se não tiver o manual impresso, é possível encontrar a versão digital na página do fabricante na internet.

  1. – Uso inadequado: responsabilidade do usuário – Nas assistências técnicas é muito comum o recebimento de equipamentos com avarias causadas pelo uso indevido do usuário. Nestes casos, o prejuízo financeiro é de responsabilidade do consumidor, pelo custo do reparo ou até mesmo pela perda total do produto.

No entanto, é preciso ter em mente que muitas marcas de segmentos sensíveis a preços trabalham com equipamentos com o tempo de vida pré-programado, de acordo com o prazo de garantia. Portanto, é válido verificar o prazo de garantia antes de adquirir. Um número limitado de empresas, foca em performance, tecnologia mas também na durabilidade do dispositivo visando respeitar o seu padrão de qualidade.

  1. – Acessórios: atenção às marcas originais – O uso de acessórios indispensáveis fornecidos junto com o equipamento, como exemplo, fontes de alimentação e baterias asseguram que a ferramenta irá trabalhar com a energia necessária para manter o seu funcionamento.

Porém, às vezes, o tempo de vida útil destes acessórios costuma ser menor que o do equipamento. No caso da fonte não ligar mais ou a bateria não manter a carga como antes, tome muito cuidado com a opção de comprar acessórios de marcas alternativas, com preços mais competitivos.

Nas câmeras de vídeo monitoramento, por exemplo, as baterias, suportes e outros acessórios de marcas que não são as originais, apesar de baratos, podem causar danos como queima de surto de tensão, a bateria pode vir a explodir, em casos de baterias recondicionadas de forma clandestina e revendidas a preço muito inferior ao mercado, além de suportes que não aguentam o peso do equipamento, provocando quedas e danos físicos ao produto.

  1. – Instalação: quem irá fazer? – Outro ponto fundamental é o elemento humano na história: o bom uso do equipamento e a instalação feita corretamente. Seja pelo usuário ou por prestador de serviços contratado, a capacidade técnica de quem irá efetuar a instalação do equipamento no local, é um ponto fundamental para a cobertura da garantia.

Se a instalação não for feita por apoio de um profissional especializado, é possível buscar orientação técnica em portais oficiais com dicas e tutoriais que indicam as formas corretas de instalação de acordo com cada marca fabricante. Já, se optar por contratar um técnico, é importante verificar se este profissional possui as certificações necessárias para trabalhar com a marca adquirida.

Um prestador de serviço certificado está apto a instalar, configurar e a operar os equipamentos e as chances de acontecer algum dano ou acidente são sensivelmente reduzidas.

  1. – Local e condições do ambiente – O ambiente de instalação e o uso do equipamento precisam estar adequados para que a operacionalidade da ferramenta seja mantida sem nenhuma inconveniência.

Nas especificações técnicas de todo produto, é informado o ambiente e a temperatura que ele pode trabalhar, indicando ainda questões como a humidade adequada, o suporte aos eventos do tempo como chuva, tempestades, questões sobre a alimentação elétrica, entre outras.

Por isso, é importante que a instalação do equipamento ocorra em local adequado e siga as condições corretas.

(*) – É Gerente Técnico de RMA da Dahua Technology (www.dahuasecurity.com.br).