93 views 6 mins

Caminhos que levam ao desenvolvimento de pessoas

em Destaques
sexta-feira, 09 de dezembro de 2022

Carolina Cabral (*)

Basta abrir o Linkedin para ver muitos colaboradores felizes, falando sobre seus projetos de sucesso e comemorando seus resultados.

Isso enche qualquer gestor de orgulho, claro. Mas sabemos que as redes sociais são vitrines que nem sempre mostram o que acontece de verdade nos bastidores. E quando seu perfil no Linkedin está bombando de posts positivos, mas sua pesquisa de satisfação interna diz o contrário, é sinal de que algo precisa melhorar.

Uma pesquisa realizada este ano pela empresa de gestão de RH com 294 gestores indicou que só 18% deles acreditam que a educação corporativa é prioridade; 32% afirmam que deve haver investimento nessa área em 2022 e 26,5% afirmaram que, apesar de ainda não ser prioridade, o tema está no planejamento para ser. Outro dado interessante é que só 9,5% responderam que são totalmente orientados por indicadores de RH.

E sobre diversidade, apenas 21% das companhias a consideram uma prioridade. São dados que mostram claramente como são conduzidas as ações com foco nas pessoas e as políticas de desenvolvimento, e como ainda há muito o que fazer para tornar as empresas mais produtivas, criativas e capazes de despertar o que os colaboradores têm de melhor.

Desenvolver pessoas significa trazer mais eficiência e aprimoramento dos times, e em muitos casos, se torna um diferencial competitivo. Isso porque, quando o colaborador está em uma empresa na qual ele enxerga potencial de desenvolvimento e de crescimento, e sente que seus valores estão alinhados aos da companhia, certamente sua entrega terá mais qualidade.

É a motivação que ele precisa para despertar o sentimento de realização profissional e pessoal, gerando para a empresa o tão sonhado engajamento. Dificilmente observamos ações consistentes nesse sentido. O que vemos são iniciativas que podemos considerar mais do mesmo, que podem solucionar questões pontuais em curto prazo, mas que não promovem uma percepção de pertencimento verdadeira, aquela que traz resultados notáveis e perenes.

Muitas companhias priorizam grandes investimentos em tecnologia de ponta, mas elas de nada adiantam se as pessoas que as operam não se sentem valorizadas, tampouco se identificam com os valores da empresa. Muitas nem mesmo possuem entendimento do objetivo da empresa com determinado produto, o que faz com que trabalhem de forma dissociada dos objetivos da empresa.

Por isso afirmo com segurança que as pessoas são o principal fator que definirá se uma empresa terá ou não sucesso: ao contar com colaboradores que não possuem um propósito maior, uma empresa estará longe de alcançar o máximo de sua produtividade.
Para estimular o desenvolvimento das pessoas, é necessário ter líderes preparados para a gestão – esse talvez seja um grande diferencial para alcançar o sucesso.

Além disso, é necessário também estruturar um plano de carreira, no qual o colaborador possa enxergar seu próximo passo dentro da companhia e o que ele precisa para chegar lá. Precisamos lembrar que o desenvolvimento de pessoas não depende apenas da empresa, é uma via de mão dupla, por isso estimular é essencial.

As empresas precisam ser mais transparentes, dar oportunidades, para que o colaborador perceba os benefícios de se preparar para novos desafios. Além de direcionamentos técnicos, por exemplo, sobre quais cursos fazer, existe o direcionamento social, profissional e o exemplo. Aqui, não cola a frase “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”!

Por isso, um dos principais fatores de sucesso do desenvolvimento de pessoas está relacionado à liderança. E outro ponto importante é investir em diversidade. Ela é um fator importantíssimo para o desenvolvimento de pessoas porque permite que todos tenham acesso a outras histórias de vida, outras realidades e novas perspectivas. Não há nada menos produtivo do que chegar a uma reunião e não nos depararmos com pontos de vista diferentes.

É preciso contar com um time diverso, que se respeite e consiga pensar junto com criatividade e parceria. O sucesso para o desenvolvimento de pessoas é empenho e dedicação. É também ter a certeza que os colaboradores estão em posições corretas, que seus valores estão alinhados ao da companhia e que eles possuem o desejo de se desenvolverem naquela realidade. Isso é o que faz os posts do Linkedin corresponderem à realidade.

(*) – É CEO da Nimbi (https://nimbi.com.br).