De acordo com um levantamento recente publicado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar hoje representa 11,6% de toda matriz energética nacional
O Brasil caminha para virar uma potência global em energia limpa. De acordo com o Relatório sobre Clima e Desenvolvimento para o Brasil (CCDR, na sigla em inglês), divulgado pelo Banco Mundial. Um fator que colabora para o cenário é a posição privilegiada do país em termos de acesso a energias renováveis, já que 80% da matriz energética é oriunda de fontes renováveis, enquanto a média mundial está entre 15% e 27%.
Em termos de energia solar, o Brasil também se encontra numa posição privilegiada. Segunda maior fonte elétrica do país, a energia solar vem fortalecendo empreendimentos comerciais, industriais e residências. O país está em 8º no ranking dos que mais geram energia solar fotovoltaica no mundo e acaba de ultrapassar 29 GW de energia solar em operação, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Hoje são 8,53 GW na geração centralizada e 20,46 GW na geração distribuída (GD). A estimativa da entidade é de que o setor solar brasileiro deverá chegar a 34 GW de potência operacional até o final de 2023.
Segundo Tarcísio Neves, CEO da Evolua Energia, empresa referência em energia solar no Brasil, a tendência é de ainda mais crescimento nos próximos anos. “Além do Brasil contar com o clima ideal, novas linhas de financiamento, somados aos incentivos governamentais e a preocupação crescente com a sustentabilidade, irão impulsionar o crescimento de novas instalações. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), o Brasil instalou um recorde de 9,9 GW de energia solar no ano passado, quase dobrando o resultado registrado em 2021. O País foi o quarto colocado em acréscimo de capacidade, ficando atrás da China, Estados Unidos e Índia”, afirma Tarcísio.
Caso tenha interesse, o Tarcísio Neves está à disposição para falar mais sobre o impacto da energia solar no mercado nacional e o modelo de negócio da Evolua. Criada em 2020, a companhia tem como objetivo democratizar o acesso à energia solar no Brasil, tanto para empresas quanto pessoas físicas, gerando economia nas contas mensais de seus clientes. Se necessário, tenho também o contato de pessoas que utilizam energia solar e podem falar sobre os benefícios de sua adoção.