Leonardo Coelho (*)
Em um mercado onde a experiência do cliente é o grande comandante do sucesso e prosperidade dos negócios, investir no autoatendimento digital pode ser um enorme diferencial competitivo da sua empresa.
Afinal, além de trazer maior conveniência e praticidade para as partes, elevará a eficiência desta jornada, a satisfação e fidelização do comprador – benefícios que dependem, diretamente, de um equilíbrio cuidadoso de alguns fatores para que consiga atingir esse propósito.
Por mais que tecnologia nenhuma substitua 100% o trabalho humano, é fato que existem certas tarefas que muitos de nós preferimos conduzir sozinhos e de forma mais ágil e automática. Como prova disso, dados da Salesforce mostram que 81% dos clientes preferem resolver problemas por conta própria antes de entrar em contato com um representante. Além disso, 73% se sentem mais confiantes em sanar suas demandas com essa opção, conforme outro estudo da Forrester Research.
O que não faltam são motivos que justifiquem tamanha preferência, indo desde uma maior velocidade e eficácia no atendimento – sem a carência de aguardar em filas ou por um agente disponível – à uma disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias na semana, fator que incrementa a satisfação do cliente e sua conveniência. Isso, sem falar da redução de despesas operacionais referentes à intervenção humana requerida.
Mesmo que pareça algo extremamente sofisticado em termos tecnológicos, sua escalabilidade também é um ponto favorável que merece destaque, pois qualquer entidade empresarial, indistintamente de sua envergadura ou ramo de atuação, tem a possibilidade de adentrar na empreitada do autoatendimento digital.
Afinal, até para aquelas que não dispõem de recursos significativos para investir nessa tecnologia, existem alternativas mais simples e econômicas que podem ser direcionadas primeiramente, ampliando os investimentos em sistemas mais sofisticados à medida em que as operações crescem e a aderência ao modelo seja validada. Essa amplitude de opções abrange, inclusive, as possibilidades de ferramentas passíveis de assegurarem o autoatendimento digital internamente.
Diversas tecnologias têm a capacidade de propiciar vantagens ao autoatendimento digital, tais como os voice e chatbots, os quais, por meio da IA, emulam diálogos humanos e podem ser integrados desde a canais de telefonia (ativos ou receptivos), como websites, aplicativos móveis, plataformas ou canais de mensagens, respondendo a perguntas comuns, auxiliando na navegação do usuário ou mesmo realizando transações de modo automatizado, como vendas, confirmações/remarcações de agendamentos, renovação/contratação de planos e até negociação de débitos em aberto.
Ainda dentro desse recurso, podemos destacar a IA generativa, uma tecnologia que está em constante evolução e tem como proposta oferecer uma capacidade de criar variados tipos de conteúdo, como textos, imagens e vídeos, de forma autônoma. No âmbito do autoatendimento digital, ela consegue ser empregada na produção de respostas mais complexas e personalizadas, tornando a interação com os clientes mais fluída e natural.
Há, também, os famosos totens de atendimento, os quais permitem que os clientes executem transações e solicitem informações sem a necessidade de interação humana, além dos próprios aplicativos móveis, sendo essas ferramentas poderosas que possibilitam o cliente acessar serviços, realizar compras e interagir com a empresa de forma ágil e prática, diretamente em seus dispositivos.
Todas as opções são realmente poderosas para revolucionar a satisfação e ROI no atendimento ao cliente, mas que precisam ser cuidadosamente implementadas considerando certos pontos de atenção.
Para que sua empresa consiga investir no autoatendimento digital e obter resultados excelentes, alguns cuidados precisam ser tomados na incorporação do recurso tecnológico escolhido.
Uma dica importante é assegurar que a solução seja desenvolvida de maneira personalizada, de forma que atenda aos usuários com respostas contextualizadas às suas necessidades e com máxima precisão – evitando, assim, mensagens genéricas que possam causar insatisfações em sua experiência. Ajuste as respostas, fluxos de conversa e funcionalidades com base no retorno dos clientes e nos dados de desempenho.
A solução também precisará ser integrada com os demais sistemas internos da empresa, se certificando de que os conteúdos da ferramenta serão constantemente atualizados e pertinentes, prezando pela máxima transparência quanto às suas capacidades e limitações. Isso, sem se esquecer de aplicar mecanismos de monitoramento em tempo real, evitando equívocos e garantindo os ajustes precisos em tempo hábil.
Outra dica importante que contribuirá para o bom desempenho do autoatendimento digital é aplicar testes frequentes para identificar possíveis falhas e oportunidades de aperfeiçoamento. Tudo isso, assegurado por um suporte omnichannel, que é o que irá assegurar a eficácia das soluções de autoatendimento digital, garantindo uniformidade nas respostas fornecidas, maximizando o poder de resolução e garantindo uma experiência positiva ao cliente.
Não há dúvidas dos benefícios que as empresas e os próprios clientes terão com essa estratégia e, se o seu negócio ainda não ingressou nessa tendência, saiba que está perdendo uma enorme oportunidade de contar com uma solução mais otimizada, eficaz e segura para elevar a satisfação e experiência de seu cliente ao longo da jornada de compra.
(*) – É Head de Voice Products & Operations na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de VoiceBot, SMS, e-mail, chatbot e RCS (https://pontaltech.com.br/).