Recentemente, o Gartner – empresa de consultoria fundada em 1979 por Gideon Gartner – divulgou os resultados de sua pesquisa anual sobre as principais prioridades de Recursos Humanos para 2025. A pesquisa, que ouviu mais de 1.400 líderes de RH em 60 países, teve como objetivo identificar e avaliar as principais tendências e desafios esperados para o setor no próximo ano.
Os insights obtidos podem servir como base para a elaboração de planos estratégicos, alinhando-os às demandas futuras das empresas. Além disso, os gestores de RH podem utilizar os dados para priorizar ações de forma proativa, assegurando que a área tenha um impacto positivo nos resultados dos negócios.
Adeildo Nascimento, especialista em cultura organizacional, liderança e desenvolvimento de equipes, e fundador da DHEO Consultoria, comenta as principais prioridades de RH apontadas pelo Gartner, afirmando que as tendências podem ser aplicadas na prática para fortalecer a gestão de pessoas.
. Top Cinco – A pesquisa ressalta que as prioridades apontadas podem impactar a atuação das equipes, transformando-se em oportunidades para fortalecer a cultura organizacional e desenvolver a gestão de pessoas. Apesar dos desafios, os líderes de cultura e RH devem encarar esse cenário como um campo fértil para a inovação.
O estudo identificou as seguintes prioridades:
1 – Desenvolvimento de Líderes
2 – Cultura Organizacional
3 – Planejamento Estratégico da Força de Trabalho
4 – Gestão de Mudanças
5 – Tecnologia para RH
Quanto à tendência “Desenvolvimento de Líderes”, Adeildo argumentou que o treinamento e o desenvolvimento de líderes continuam a ser essenciais. “O mundo em constante transformação exige líderes que nunca parem de se atualizar. Isso implica novos modelos de formação, preparação de sucessores e o fortalecimento de uma cultura que atraia e retenha esses líderes nas organizações por mais tempo”, acrescentou.
Em relação à “Cultura Organizacional”, a prioridade é a implementação de projetos estratégicos de cultura organizacional e a capacitação contínua dos profissionais de RH, integrando a cultura de forma eficaz aos subsistemas de gestão de pessoas.
O quesito “Planejamento Estratégico da Força de Trabalho” também apareceu como tendência de RH. Adeildo alertou que o planejamento estratégico da força de trabalho vai além da simples contagem de pessoal, incorporando o desenvolvimento de competências. “Os líderes devem se preparar para planejar o capital intelectual necessário para a sobrevivência do negócio a longo prazo, indo além da simples contagem de funcionários”, pontuou.
Para a prioridade “Gestão de Mudanças”, o especialista sugeriu que líderes de RH e gestores de cultura organizacional priorizem processos bem estruturados de gestão de mudança. “Capacitar equipes de cultura e gestão para administrar, desenhar e monitorar esses processos precisa ser uma prioridade”, reforçou Adeildo.
Já a tendência de “Tecnologia para RH” revelou uma lacuna no entendimento do comportamento humano dentro das áreas de recursos humanos. “Hoje, quem mais entende de comportamento humano, infelizmente, não está no time de RH.
Portanto, os líderes de RH devem concentrar esforços no valor agregado da tecnologia, não apenas como ferramenta operacional, mas como aliada na construção da cultura organizacional”, destacou Adeildo, ao comentar o tópico. – Fonte e mais informações: (https://dheoconsultoria.com/).