320 views 8 mins

As 20 tendências do instagram marketing para 2023

em Destaques
segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Apesar das últimas mudanças terem desagradado muitas pessoas, o Instagram continuará como uma das principais plataformas para a construção de marcas fortes no próximo ano. E listo abaixo 20 tendências com movimentos que acredito que guiarão o sucesso das ações por lá em 2023! São elas:

1) Mais conteúdo recomendado

A rede social fez um teste neste ano recomendando conteúdos de contas que não seguimos, mas não foi bem recebido. No momento eles estão aprofundando o seu algoritmo de recomendação e elas devem voltar com tudo no próximo ano.

2) Anúncios interativos em Realidade Aumentada

Já estão disponíveis e você pode criar experiências imersivas, incentivar as pessoas a experimentar os seus produtos de maneira virtual e inspirá-las a interagir com a sua marca. Estude muito na plataforma https://sparkar.facebook.com/ar-studio.

3) Instagram menos tóxico

A plataforma aprimorou a ferramenta “Palavras Ocultas”, dificultando os discursos de ódio no aplicativo. Também tem facilitado o bloqueio de haters, inclusive bloqueando futuras contas do infrator. Além de aumentar o bloqueio de contas com discursos preconceituosos ou violentos. Vimos em 2022 contas de artistas como Kanye West serem banidas.

4) Avatarização

Veremos muitos conteúdos gerados a partir de Inteligência Artificial. O app Lensa, por exemplo, está bombando.

5) Duetos entre influenciadores e marcas no Reels

Esta estratégia será muito utilizada para viralização de produtos.

6) Conteúdo “amador” com foco no real time

Você deve ter acompanhado em 2022 muitos creators fazendo conteúdo a partir do notas do smartphone, certo? Esta tendência tem o seguinte princípio: o que importa é publicar o conteúdo no momento em que o assunto está quente, muito mais do que ele esteja bonito.

7) Novas ferramentas para facilitar a produção de conteúdo

Vimos o aprimoramento das ferramentas de edição dos Reels, inclusive com modelos prontos para uso. E outras funções neste sentido veem aí. Uma delas é para facilitar o compartilhamento de postagens de terceiros direto no nosso feed, sem a necessidade de apps externos.

8) Metaverso, NFT e integrações no próximo nível

O metaverso continuará como uma grande aposta do grupo Meta. E o Instagram adicionará novas formas de criação de conteúdo em 2023, incluindo postagens AR e 3D, maior integração da arte NFT e outras novas formas de conteúdo que podem ser exibidas no aplicativo. Inclusive, a opção de Colecionáveis Digitais já está disponível na rede.

9) Mirando o BeReal e a busca pela autenticidade

A rede social lançará recursos para proporcionar experiências mais autênticas no app, indo de encontro com o BeReal, que bombou neste ano no mundo inteiro. O objetivo será que os usuários compartilhem fotos espontâneas no dia a dia, em vez de imagens mais produzidas e editadas.

10) Assinaturas
O recurso de assinatura oferece exclusividade no acesso a fotos e vídeos de criadores de conteúdo. Já liberado nos EUA, deve ser liberado a todos no Brasil em 2023. Com a nova opção de monetização, a plataforma passa a incluir posts que serão visíveis apenas para quem pagou por eles, assim como ocorre no Onlyfans, Spotify e Twitter.

11) Music Branding
As músicas desempenham um papel importante no engajamento e alcance dos Reels. Além disso, está para ser lançado um recurso que permite colocar uma música na sua foto de perfil na rede. Ou seja: as marcas terão olhar para as músicas que representam sua persona.

12) Carrosel continua com ótimo desempenho
Todas as pesquisas mostram que o formato de conteúdo continua sendo aquele que mais gera salvamentos, que é o fator número um no ranking de importância do algoritmo. Ou seja: se quer mais alcance em 2023, aposte no formato carrossel.

13) Reels velozes e ainda amais curtos
Reels gera 40% mais engajamento para marcas, é o que diz um estudo da Emplifi. Estudos também mostram que desde a revolução móvel em 2000, o tempo médio de atenção caiu de 12 para 8 segundos em questão de 15 anos. Ou seja, a tendência aqui são vídeos ainda curtos e o principal: com velocidade. Aposte em transições criativas!

14) Alcance orgânico não é o suficiente
Nunca foi. E no próximo ano estratégias comerciais sem anúncios estarão fadadas ao fracasso.

15) Casamento entre Stories e Reels
Apesar do alcance baixo, os Stories continuarão como o conteúdo mais popular dentro do Instagram. Mas não deixe de compartilhar os seus melhores conteúdos realizados por lá também no Reels. Assim você terá maior alcance.

16) Todos querem estar no Explorar
Lá que estão os novos olhares para sua marca. Conteúdos em Reels, fotos reais e carrossel têm mais probabilidade de aparecer por lá.

17) O reinados dos creators
Quatro em cada cinco usuários do Instagram da Geração Z concordam que os criadores têm tanta ou mais influência na cultura quanto as celebridades tradicionais. E o Instagram sabe disso e veremos ainda mais ferramentas de monetização para os creators em 2022.

18) Compras instantâneas e live shopping
De acordo com o Relatório de Tendências de 2022 do Instagram, mais da metade dos jovens estão se afastando dos grandes varejistas online e mais propensos para fazer compras através da mídia social. Ou seja: integração com ferramentas de pagamento serão a lei nos próximos anos dentro do Instagram. E isso também estará dentro das lives.

19) Foco no Direct
O Instagram liberou há alguns meses a opção de integrar nas publicações do feed o “botão de mensagem”. E isso reforça o poder do direct para o marketing nesta plataforma. Além de você transformar seguidores em leads, o algoritmo também vê que você criou intimidade com o seguidor. E este passa a receber mais seus conteúdos.

20) Seguindo as tendências das redes vizinhas
E devemos, sobretudo, ficar de olho no app vizinho, aquele que começa com T. Vimos que rapidamente o Instagram tem adaptados os recursos em alta por lá. E as tendências que virão do Twitter, ainda mais depois da compra do Elon Musk também respingarão por aqui!

Fonte e outras informações: (https://www.sympla.com.br/tendenciasdigitais2023).