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Aprendizagem em casa: a tecnologia como ferramenta útil nesse processo

em Destaques
segunda-feira, 25 de março de 2024

Graziele Cestarolli Ortega (*)

As inovações tecnológicas têm provocado uma transformação profunda na maneira como os jovens encaram o processo de aprendizagem em casa. Agora, eles têm à disposição uma vasta gama de recursos educacionais online, que vão desde vídeos de instrução até materiais de leitura interativos, além de plataformas que oferecem recursos abrangentes.

Diversas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA) e algoritmos adaptativos, personalizam a experiência de aprendizagem, oferecendo suporte com base no desempenho do estudante, tanto em casa quanto em ambientes formais de ensino.

A integração tecnológica no estudo domiciliar oferece diversos benefícios, como acesso a uma variedade de recursos diversificados, flexibilidade de horário e local para ajustar o ritmo de estudo conforme as necessidades individuais dos estudantes, além da facilitação da colaboração entre estudantes, professores e colegas através de ferramentas de comunicação online para troca de ideias e realização de projetos em equipe.

A tecnologia possibilita a personalização da aprendizagem, adaptando o conteúdo educacional às necessidades individuais de cada estudante, aumentando sua motivação e promovendo uma maior autonomia na gestão de seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, ao incorporar a tecnologia nesse fluxo, os estudantes desenvolvem habilidades digitais essenciais para o sucesso na sociedade atual.

Com o objetivo de oferecer ferramentas aos estudantes, diversas tecnologias foram desenvolvidas com o intuito de otimizar o estudo nos ambientes domésticos oferecendo colaboração em tempo real, armazenamento na nuvem, comunicação facilitada e recursos remotos.

Essas soluções também incluem avaliação e acompanhamento da aprendizagem para escolas, professores, estudantes e gestores, fornecendo ferramentas para a criação, aplicação e análise de avaliações, além de como recursos para monitoramento do desempenho dos estudantes, gestão da aprendizagem e planejamento educacional.

Plataformas de idiomas e outras tecnologias oferecem jogos e exercícios interativos para praticar habilidades linguísticas, além de práticas pedagógicas em vídeo e exercícios em várias disciplinas, incluindo ciências, história, economia, e ferramentas matemáticas interativas para explorar conceitos de geometria, álgebra e cálculo. Os pais desempenham um papel crucial na aprendizagem dos filhos em casa, estabelecendo rotinas de estudo consistentes, criando um ambiente propício livre de distrações e apoiando a disciplina e o compromisso com as tarefas escolares.

Eles podem se envolver ativamente na trajetória acadêmica de seus filhos, acompanhando suas atividades escolares online, oferecendo apoio e incentivo, ajudando na revisão de tarefas e na resolução de problemas, estimulando a leitura e a pesquisa independente, e celebrando conquistas acadêmicas.

Além disso, os pais devem manter comunicação frequente com os professores, participando de reuniões escolares, acompanhando o currículo e as expectativas acadêmicas, e compartilhando informações sobre o progresso e as necessidades dos estudantes. É importante também estabelecer regras claras para o uso saudável da tecnologia em casa, promovendo um equilíbrio entre o tempo online e offline e modelando comportamentos positivos em relação ao uso responsável e produtivo da tecnologia.

Ao implementar tecnologias educacionais para o estudo domiciliar, enfrentamos desafios de acessibilidade, especialmente devido à falta de dispositivos digitais confiáveis para todos os estudantes. A conexão estável com a internet também é um obstáculo, criando disparidades no acesso ao conteúdo educacional online. Superar esses desafios requer uma abordagem colaborativa e abrangente, incluindo políticas, recursos e suporte técnico adequados para garantir acesso igualitário e inclusivo.

Além disso, a falta de treinamento adequado para estudantes, pais e professores pode dificultar o uso eficaz de ferramentas educacionais online. A sobrecarga de informações e a falta de estruturação do conteúdo também podem afetar a concentração dos estudantes. Abordar esses desafios requer colaboração entre todas as partes interessadas – estudantes, pais, professores e administradores escolares – para uma implementação inclusiva, eficaz e com propósito.

O uso de tecnologias no estudo domiciliar traz consigo uma série de preocupações éticas e de segurança que demandam atenção. Entre elas, destaca-se a questão da privacidade dos dados dos estudantes, especialmente em plataformas online que coletam informações pessoais, podendo resultar em compartilhamento inadequado ou uso indevido, afetando a privacidade dos alunos e suas famílias e expor os usuários a diversos tipos de ataques.

Por outro lado, a dependência excessiva de tecnologias digitais pode afetar negativamente a saúde mental, especialmente em crianças e adolescentes, resultando em ansiedade, isolamento social e vício em tela. Portanto, é essencial impor limites no tempo de tela, supervisionar o conteúdo acessado e promover atividades offline para garantir um equilíbrio saudável entre o mundo digital e o mundo real.

De igual forma, é essencial fornecer suporte e recursos adequados para garantir que todos tenham acesso igualitário a tecnologias educacionais e promover o uso equilibrado dessas tecnologias para evitar efeitos negativos na saúde mental e bem-estar dos estudantes e promover uma aprendizagem em casa mais consciente e saudável.

(*) – É Analista de Tecnologia Educacional da Rede de Colégios Santa Marcelina, instituição que alia tradição à uma proposta educacional sociointeracionista.