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Apostar em sustentabilidade atrai negócios e dá credibilidade

em Destaques
sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Qual a importância da sustentabilidade na hora em que o consumidor escolhe um produto? Uma sondagem de agosto de 2022 feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises no Rio dá pistas: 79% dos entrevistados dizem que seus hábitos levam em consideração o meio ambiente. Além disso, 55,8% dizem preferir comprar de empresas que adotem práticas socioambientais.

“Essa é uma tendência que vem ganhando corpo há anos, e que só se intensificou diante da pandemia, um evento que afetou tantos aspectos da vida da população. Mais e mais, veremos os consumidores escolhendo companhias que valorizam esses princípios. E eles não param preocupação ambiental; contemplam também aspectos sociais e éticos”, diz Satye Inatomi, sócia da Jahe Marketing.

Números de outro levantamento, da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), vão além. De acordo com a entidade, 87% da população brasileira dá preferência a produtos e serviços sustentáveis, e 70% dos entrevistados não se importam de pagar um pouco a mais por isso.

“A atenção ao meio ambiente tornou-se um assunto incontornável. Ele está presente independentemente do ramo em que se trabalha, e também faz parte de nossas vidas pessoais. É necessário consumir e produzir reduzindo os impactos ambientais — e, sempre que possível, elevando os impactos positivos na sociedade”, analisa Thaís Faccin, também sócia da Jahe Marketing.

De acordo com elas, companhias fortemente comprometidas com causas ambientais e sociais têm uma reputação melhor entre funcionários, entre os parceiros e entre os consumidores. Ou seja, têm mais credibilidade.

Além de colocar essas ações em prática, contudo, é importante comunicá-las corretamente não apenas ao mercado, mas também ao público da marca. “A maneira de maximizar esse impacto já tem nome: é o marketing verde. E, embora a estratégia esteja baseada nos pilares básicos do marketing convencional, ela possui algumas peculiaridades”, afirma Inatomi.

Por onde, então, começar a divulgar as ações positivas da companhia? “Para responder a essa pergunta, é mais fácil dizer por onde não começar: pelo marketing. Para comunicar da melhor maneira possível as ações do negócio voltadas à sustentabilidade, é preciso primeiro desenvolvê-las”, diz Faccin.

É possível começar com passos pequenos. Além de tornar uma estratégia nova de marketing viável, são práticas que passam a gerar economia para a empresa, diminuindo custos e permitindo práticas que tornam o ambiente de trabalho mais saudável. Confira as dicas para turbinar o marketing verde dos negócios:

• Diminua o uso de papel – Pode parecer óbvio, mas talvez sua empresa não tenha criado uma estratégia consciente para diminuir o uso de papel. O processo de digitalização de documentos e o emprego de sistema de nuvem para armazenar arquivos são atitudes que reduzem o desperdício de recursos. E tudo que vem com ele, como pacotes de plásticos, clipes e grampos, pastas, canetas, entre outros.

• Revise o consumo e desperdício de água na linha de produção, e invista na criação de produtos cuja durabilidade é maior. Pode parecer contraproducente para os negócios, já que itens que duram mais não precisam ser trocados por novos com frequência. Mas certamente precisam de acessórios e manutenção, o que gera novas oportunidades, além de reduzir o descarte de materiais.

• Incentive práticas saudáveis dentro da companhia, criando espaços para estacionar bicicletas, por exemplo, ou valorizando espaços de convivência ao ar livre.

• Aplique mudanças sejam reais – Quando uma marca adota um discurso sustentável, mas não o pratica, ela é acusada de praticar greenwashing que, em tradução livre, significa que a empresa está ‘se pintando de verde’.

O termo também é adotado quando, apesar de tomar algumas atitudes ecologicamente corretas, o impacto ambiental causado ainda é maior do que as medidas de atenuação. Empresas que consideram ter atingido um bom nível de maturidade ambiental e social podem pleitear selos de sustentabilidade emitidos por entidades que conferem se as estratégias adotadas são de fato praticadas pelas companhias.

Se você se inspirou, o próximo passo é conversar com o seu time para mapear oportunidades de tornar o seu negócio mais responsável social e ambientalmente. Mas não se esqueça: o melhor jeito de começar é adotando pequenos passos – Fonte e outras observações, acesse: (https://www.jahemarketing.com.br/).