176 views 4 mins

Ansiedade generalizada: O que é TAG e quais são as suas características?

em Destaques
segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Condição pode afetar qualquer pessoa e causa um estado de alerta constante, segundo Psicóloga do São Cristóvão Saúde

Você já se pegou em diferentes momentos com preocupações excessivas e persistentes em situações e eventos do dia a dia, em diversas áreas da vida, como trabalho, estudos, relacionamento, família, saúde e finanças, mesmo quando não há motivos aparentes para intensa preocupação? Essa condição é conhecida como TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada.

O Brasil possui a maior prevalência de ansiedade no mundo, segundo um levantamento da Organização Mundial da Saúde – OMS. Para se ter uma ideia, aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica. Em seguida, aparece o Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%). Quando não tratada corretamente, a ansiedade pode acarretar em adversidades e desencadear outros transtornos mentais, como a TAG.

Psicóloga e Terapeuta Cognitiva Comportamental, Susi S. Andrade, especialista em saúde mental do São Cristóvão Saúde, conta que essa condição, que pode afetar qualquer pessoa, provoca nos indivíduos um estado de alerta constante. “Qualquer situação corriqueira pode ser um gatilho, desencadeando pensamentos sobre situações que nem ocorreram”, conta a especialista.

A preocupação excessiva e persistente costuma ser difícil de controlar e interfere significativamente nas atividades diárias e no bem-estar emocional. Inclui, entre outros sintomas, inquietação, insônia ou sono agitado, fadiga, irritabilidade e dificuldade de concentração.

TAG x Síndrome do Pânico

Ainda de acordo com a especialista, é fundamental se consultar com um profissional de saúde mental, de modo a identificar precisamente o diagnóstico. Afinal, o comportamento de um indivíduo com TAG pode se assemelhar, por exemplo, a quem sofre com Síndrome do Pânico, sendo também um transtorno, por sua vez caracterizado por ataques de pânico recorrentes e inesperados, gerando um medo ou desconforto intensos. “A diferença entre os dois é a ocorrência e intensidade. Nas crises de pânico, os sintomas podem ser mais intensos, porém ocorrem em determinadas situações e com menor frequência, comparado ao TAG. Os pensamentos constantes nas crises de pânico podem ser sobre medo de morrer; já nas crises de TAG, podem ter relação com preocupação com doenças ou acontecimentos inesperados”, diferencia a psicóloga do São Cristóvão Saúde.

O tratamento do TAG geralmente envolve uma abordagem multifacetada que pode incluir psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), e, em alguns casos, o uso de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos, com o o objetivo de reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Em caso de suspeitas sobre comportamentos que possam estar relacionados ao TAG, é importante buscar ajuda profissional para receber diagnóstico e um plano de tratamento adequado.