Régis Lima (*)
Hoje, mais do que nunca, a relevância de se investir em soluções tecnológicas tem sido comprovada no meio empresarial, por meio de contribuições que impactam, de modo abrangente, a realidade operacional enfrentada pelas organizações.
Porém, tão importante quanto se contar com a presença de ferramentas inovadoras, é ter a certeza de que elas funcionarão adequadamente, oferecendo o real potencial por trás da transformação digital. Nesse sentido, o apoio de consultorias personalizadas mostra-se fundamental, seguindo demandas naturais à cada negócio.
É cada vez maior a quantidade de opções disponíveis no mercado para que novas empresas caminhem rumo à automatização. Diante tantas possibilidades, não há nada de errado em se deparar com dificuldades de se visualizar a alternativa mais adequada e, além disso, extrair todos os benefícios possíveis dessa movimentação inovadora. Nenhum gestor está sozinho para conduzir um processo de tamanha complexidade.
. Por onde começar? – Para que a transição ao digital ocorra com sucesso, é necessário conhecer as principais lacunas e gargalos operacionais que dificultam o andamento das atividades internas. Realizar um diagnóstico profundo pode ser um diferencial no que diz respeito à conquista de ganhos significativos.
Sem a participação de especialistas na área, fica muito mais complicado entender como e onde a tecnologia deve ser aplicada. Prepondera a busca por serviços que não se limitem à implementação tecnológica, deixando à cargo da empresa contratante lidar com um funcionalismo que não conversa com o core business de seu negócio. Isso nos leva ao próximo tópico.
. Suporte especializado garante eficiência operacional – Entre os pilares que costumam ditar o universo da tecnologia, o conceito de escalabilidade é sempre presente. Sistemas implementados continuarão em aprimoramento, contando com atualizações recorrentes. Dito isso, permanecer atento a alterações e mudanças que influenciam a eficiência de determinada solução é uma missão a ser compartilhada por lideranças preocupadas com os resultados obtidos através da inovação.
Dentro do escopo de suportes especializados, pode-se contar com um atendimento personalizado, que ofereça maior comodidade no dia a dia das operações e proporcione o respaldo necessário para que os profissionais lidem com os problemas que surgirem da melhor maneira possível. Produtos de automação, majoritariamente, têm como objetivo assumir etapas processuais que servem de base para que uma governança fiscal, por exemplo, funcione com mais agilidade e precisão.
Dentro desse contexto, a expectativa é de que o fator tecnológico reformule a perspectiva estratégica da empresa em sua totalidade, liberando os colaboradores para cuidar de tarefas subjetivas e desafiadoras. Seguindo essa linha de pensamento, ter o auxílio de especialistas preparados para maximizar resultados por meio de softwares demonstra caráter de prioridade para as organizações brasileiras.
. O caminho para o Customer Experience – A questão acerca da experiência do cliente se confunde com o avanço tecnológico sobre o meio empresarial, isso é fato. É difícil desconectar um projeto que visa a transformação digital e a construção de uma jornada enriquecedora para quem está contratando os serviços.
Uma coisa liga à outra e depende do sucesso mútuo entre ambas. Isto é, para que a utilização de plataformas tecnológicas seja positiva, é de suma importância que uma comunicação presente e customizada acompanhe essa novidade. O caminho para o Customer Experience poderá ser pavimentado, reunindo a assertividade da máquina e o suporte especializado como dois fatores complementares.
Dessa forma, o gestor terá plenas condições de aproveitar o que há de mais transformador em termos de soluções digitais, deixando sua governança em um estágio de aprimoramento contínuo.
(*) – É Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT. Possui experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI (www.lumenit.com.br).