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A Importância da cultura organizacional na gestão corporativa

em Destaques
quarta-feira, 09 de novembro de 2022

Rafael Bueno (*)

Cada indivíduo tem características únicas que os diferenciam dentro do coletivo. As empresas também são dotadas de aspectos singulares que as distinguem umas das outras, como: níveis de eficiência e eficácia, estrutura física e organizacional, graus e linhas de poder, entre outros. Mas, é o modelo de gestão que fará total diferença entre cada uma. Esta forma de gerir tem ligação direta com a cultura organizacional, que impacta em seu desempenho.

Neste sentido, é pertinente o delineamento do padrão de administração e sua interação com a cultura organizacional, uma vez que, apesar das complexidades de gerenciamento das atitudes, valores e expectativas de cada integrante, todo gestor deve possuir capacidade de identificar as partes mais influentes da cultura e trabalhar em conjunto com elas.

Além disso, é preciso desenvolver um bom relacionamento com as pessoas para compreender suas necessidades e buscar soluções adequadas para minimizar conflitos e maximizar os resultados. A cultura empresarial é definida por um conjunto de valores, propósitos, rituais, crenças, hábitos, jargões utilizados dentro da empresa, comportamentos e boas práticas. É também o conceito que define a forma com que a empresa conduz seus negócios e em como trata seus clientes e funcionários.

Hoje, é considerada uma ferramenta muito importante que compõem a gestão administrativa para o engajamento e a retenção de talentos. O objetivo desta cultura é proporcionar resultados com propósito, ajudando as empresas a criar um ambiente de trabalho mais propício e positivo. Em um comparativo com o ser humano, a cultura organizacional representa, para a empresa, o que nós pensamos, percebemos, agimos e sentimos. É como se fosse a forma de agir de cada indivíduo.

Todas as atividades em uma empresa, independentemente de sua natureza ou propósito, consomem recursos e geram produtos e serviços. A maneira de executar estas atividades têm influência direta das crenças e valores, atitudes, comportamentos, hábitos e costumes que caracterizam as relações humanas dentro da organização. Tal conduta é reflexo da cultura organizacional.

Uma empresa com valores bem definidos e comunicados de forma efetiva, aumenta o alinhamento da liderança em relação ao comportamento esperado dos colaboradores. Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, de forma a trazer mais objetividade, produtividade e sinergia entre todos os envolvidos.

A cultura organizacional é estruturada por elementos que promovem a disseminação dos valores da empresa para os colaboradores e, consequentemente, para o mercado, para clientes e para futuros candidatos. Esses componentes também ajudam a direcionar todas as decisões e ações da empresa, sendo essenciais para o bom andamento do negócio.

. Disseminando boas práticas – Os elementos da cultura organizacional, orientam o comportamento das equipes. Estes itens são as boas práticas de processos de trabalho, políticas internas, sonhos, entre outros já mencionados no texto presente em toda corporação. Algumas empresas têm departamentos, como o de recursos humanos e/ou gestão de pessoas, focados em analisá-los e promovê-los de forma saudável no dia a dia através da liderança.

Esses departamentos buscam identificar os valores que norteiam a cultura da empresa e trabalham para disseminá-los entre os integrantes da empresa. Uma comunicação clara e objetiva funciona como uma mola propulsora no incentivo da produtividade e satisfação de todos os envolvidos. Essa comunicação assertiva contribui para a disseminação da cultura organizacional.

É na hora de auxiliar os gestores no desafio de engajar os funcionários e fortalecer a cultura organizacional, que entra a nossa plataforma, uma ferramenta para a uniformidade da comunicação corporativa. O software aposta em uma comunicação interna horizontal e oferece uma solução lúdica, inteligente e inclusiva. A plataforma automatiza os processos e digitaliza inúmeras tarefas da área de RH com o objetivo de metrificar as dores dos colaboradores em relação às empresas onde atuam, por exemplo.

Os principais pontos identificados são: entendimento da cultura presente, clareza do nível de alinhamento cultural, percentual da cultura desfavorável, principais insights dos pilares de clima organizacional voltado ao engajamento e, principalmente, temas de pilares inteligentes como Burnout, diversidade e cultura de inovação. Uma cultura organizacional bem definida em conformidade com os propósitos da empresa, é capaz de gerar motivação suficiente para impactar a produtividade de equipes inteiras.

Lembrando que é possível encontrar micro-culturas em sua estrutura. Por exemplo, a equipe de vendas é muito diferente da área de desenvolvimento de produtos. Cada um desses departamentos tem a sua cultura própria dentro da cultura organizacional. Uma multinacional tem a sua cultura global que norteia posicionamentos estratégicos. Mas, como ela está pulverizada em outras localidades, as unidades regionais terão a cultura macro adaptada para aquele país ou cidade onde está inserida.

O Grupo VR, empresa brasileira que está no mercado desde 1997 e possui diversas soluções para mais de 3,4 milhões de trabalhadores, 70 mil empresas e mais de 550 mil estabelecimentos comerciais, aderiu à plataforma e teve bons resultados. A companhia, usa uma estratégia inovadora para atender seus clientes com grande taxa de sucesso. Para isso, eles não impõem a cultura organizacional da ‘holding’, apesar de congregar várias empresas, porque entendem que cada uma delas tem identidades definidas.

Existem peculiaridades em cada companhia para trabalhar a sua cultura organizacional.

Contudo, para que a cultura organizacional esteja presente diariamente na empresa, ela precisa ser trabalhada e aprimorada constantemente, e, acima de tudo, deve guiar as ações da empresa.

Ou seja, de nada adianta elencar diversas diretrizes para compor a cultura organizacional se, no dia a dia, essas ações não ocorrem.

(*) – Bacharel em Ciências da Computação, pela UniFieo, com MBA em Engenharia de Software, é Founder e CEO da TeamCulture (https://teamculture.com.br/).