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7 passos para escolher a franquia certa para você

em Destaques
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Lucas Atanazio Vetorasso (*)

Ingressar em uma rede de franquias é uma ótima oportunidade para o empreendedor que não quer criar um novo negócio e passar por todos os processos que envolvem a abertura de uma nova empresa ou novo modelo de negócios. Em teoria, os franqueados adquirem um modelo funcional em todos os níveis, desde o branding até precificação, posicionamento da marca e público-alvo definido.

Apesar do investimento em franquias não ser sinônimo de sucesso garantido, as pessoas buscam investir em franquias, independentemente do setor, por se tratar de um modelo de negócio testado, estruturado. Essa premissa é reforçada por dados do Sebrae que apontam chances bem maiores de vida em franquias do que em negócios independentes. Separei alguns pontos para que se possa levar em consideração antes de adquirir sua Franquia.

  1. – Identificação – Você vai cuidar da operação? Tem de haver identificação com a área. Isto não significa que se for abrir uma franquia de coxinhas, por exemplo, deva ser apaixonado por salgados, mas, sim, que você deve gostar de tratar com público. Outro dia, uma cliente me disse que “não gostava muito de tratar com pessoas”. Ok, sem problemas se este é o seu perfil, mas não entre no varejo se preferir tratar com computadores.
  2. – Local – É importante que se entenda qual a porcentagem de dependência que a escolha do ponto comercial tem no sucesso do modelo que está escolhendo. Vemos muitas franquias não deslancharem porque são implantadas em praças saturadas e isto também é algo que as redes de franquia têm a obrigação de auxiliar aos franqueados. Também vemos muitas redes de franquias em um tipo de expansão canibal, onde o core business deixa de ser o negócio em si e passa a ser a busca por “taxas de franquia”. Este será o início do fim para a rede.
  3. – Plano Financeiro da Franquia – Analise as variáveis e transfira as projeções ao cenário da localidade onde pretende abrir. Faça contas simples. “Quanto eu terei que vender para suprir meus custos fixos, funcionários, recompra?” Não se prenda somente ao cenário otimista que te apresentarão. Lembre-se que o mercado não é tão engessado quanto os números de uma planilha, muitas vezes, mal elaborada.
  4. – Conheça uma unidade – Não só conheça, mas passe um tempo lá. Pode ser na loja piloto ou na unidade mais próxima de sua cidade, não tem problema. A ideia não é analisar a beleza da arquitetura, mas conhecer o básico da operação, analisar os horários de maior movimento, as dificuldades e os processos. Isso não significa tomar pra si todas as dificuldades do Franqueado. O objetivo da visita é, simplesmente, entender se a operação é pra você.
  5. – Conheça a concorrência – Dê uma volta na cidade, conheça os concorrentes. Consulte o cardápio ou menu de serviços de outras marcas, visite, veja os horários e hábitos de consumo nestes estabelecimentos. Não tenha vergonha de conversar com o dono, gerente ou funcionário. Veja como estão as coisas. Mas, o principal, se atente se o mercado da praça não está saturado e qual é a fatia que vai sobrar para você.
  6. – Histórico – Converse com franqueados da rede. Caso, seja franquia nova, analise as documentações, histórico e, principalmente, veja quem está por trás da marca e/ou cuidando de sua expansão. Existem pessoas e empresas especialistas em vender franquias. Sim, só vender. Estão mais preocupadas em alcançar números de unidades do que focadas no sucesso do franqueado. Não é difícil de encontrar pontas soltas. Uma dica é pesquisar em sites como o “reclame aqui” a marca e os nomes dos envolvidos.
  7. – Por fim, leia todas as documentações que te enviarem, página por página. De preferência, leve a um especialista. Vai investir o dinheiro da sua vida, suas economias? Então trate de se aprofundar nas normas de funcionamento, compras, suporte, entre outros aspectos que farão toda a diferença no sucesso do negócio.

Parece que descrevi uma infinidade de processos, mas, em poucos dias, você consegue obter todas essas informações, optar pela franquia correta e alcançar o sucesso que espera. Desejo sucesso!

(*) – É Presidente do Grupo ATNZO e Imortal da Academia Brasileira de Escritores possui mais de 2400 franquias na conta.