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5 vantagens de comprar online em supermercados

em Destaques
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

É evidente que os hábitos de consumo mudaram e se transformam diariamente, conforme o avanço tecnológico, e as compras em supermercados não são exceção nesse fenômeno. Com o consumo online cada vez mais em alta, diversas redes de supermercados entraram nessa tendência, conquistando espaço entre os consumidores.

A pandemia impulsionou o crescimento do marketplace no Brasil, principalmente no auge da pandemia, pois as compras online foram a principal alternativa pela maioria estar impedida de sair de casa. Mesmo com a volta de uma mínima rotina presencial, o faturamento do comércio eletrônico desde então só cresce.

Segundo pesquisa realizada pela Neotrust, o Brasil fechou o ano de 2021 com recorde no histórico de vendas pela internet, com faturamento de R$ 161 bilhões. Isso corresponde a um aumento de 16,9% em relação ao ano de 2020 nesse modo de comercialização.

“Entre as de categorias de destaque que colaboraram diretamente com esse faturamento está o supermercado online. Como é algo relativamente novo, o setor possui alguns obstáculos a serem ultrapassados, como a parte de logística do processo de vendas”, analisa Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais.

Além disso, ele ressalta que existe também um conflito entre gerações de consumidores. “Os mais novos são mais abertos a esse tipo de inovação, enquanto os de mais idade costumam ter mais restrições a essa nova modalidade de compra. Mas a tendência é crescer, em todos os públicos, mesmo com essas barreiras a categoria tem muito potencial”, afirma Garcia.

Ele evidencia que, hoje, já é mais vantajoso para o cliente fazer compras de supermercados pela internet. “O modelo online oferece mais praticidade e comodidade ao cliente, e inclusive é mais barato, há ofertas que só são disponibilizadas pelos canais digitais”, explica o executivo. Pensando nisso, Garcia listou 5 motivos para optar pelo supermercado online:

  1. – Comodidade e praticidade – O tempo é algo precioso, e quanto mais puder ser otimizado, melhor. Ser um consumidor online proporciona economia de tempo, já que para realizar uma compra, apenas alguns “cliques” são necessários. “Todas as plataformas de marketplace, sem exceção, oferecem a opção de entrega a domicílio, situação que promove ainda mais praticidade ao comprador”, comenta.
  2. – Variedade de produtos – Os marketplaces possuem grande diversidade de produtos, o que possibilita comprar exatamente o que se procura. Para auxiliar os consumidores a escolherem os produtos, foram desenvolvidas algumas ferramentas. “Por exemplo, quando o cliente faz uma compra no Mercado Livre, é possível usar a ferramenta de filtro para encontrar produtos que estão com frete grátis disponíveis e descontos, entre outros”, exemplifica Garcia.
  3. – Disponível 24h – É possível realizar compras online a qualquer hora pois, independentemente do horário, há sempre supermercados com produtos disponíveis para entrega imediata. “Essa facilidade é um agente facilitador na vida dos consumidores, já que haverá estabelecimentos acessíveis todos os dias da semana, a qualquer hora. Além disso, existe a opção de comprar via apps como iFood e Rappi, que estão a cada dia mais populares”, afirma o diretor da Petina.
  4. – Custo benefício – O custo benefício em compras online também costuma ser melhor, pois o comparativo de preços é mais fácil. Também é comum plataformas de e-commerce disponibilizarem cupons com até 50% de desconto. “Além dos cupons, os marketplaces possuem programas de fidelidade. No Mercado Livre, por exemplo, pelo histórico de compras, o cliente desbloqueia descontos especiais”, diz.
  5. – Múltiplos métodos de pagamento – Um entrave que muitas vezes inibe a compra online é a desconfiança em relação aos meios de pagamento. O trabalho do marketplace ajuda a conseguir aumentar a credibilidade. “Hoje já se vê diversas propagandas como “devolva sem custo”, para o cliente ficar mais confiante. O Pix também facilita bastante, já que muitas pessoas têm receio de registrar seus respectivos cartões de créditos nas plataformas”, finaliza Garcia. – Fonte e mais informações: (https://petina.com.br/).