Antigamente, o pequeno empreendedor, seja ele comerciante, padeiro ou confeiteiro, por exemplo, tinha que recorrer a anúncios em jornais de bairro para ter seu lugar ao sol e ser conhecido na região onde atua.
Com o avanço da internet e todos os aparelhos e ferramentas tecnológicas disponíveis no mundo de hoje, o pequeno e médio empreendedor tem acesso as mais variadas formas de comunicação para divulgar seu negócio.
Então, por onde começar? Hoje, há cursos e lives com conteúdo gratuito para o empreendedor aprender noções básicas de marketing digital e aplicar no seu negócio. Além disso, há empresas especializadas que podem ajudar o pequeno empresário a alcançar seu público nas redes sociais e, consequentemente, aumentar as vendas.
Se você ainda está em dúvida se deve ou não investir em conteúdo digital para alavancar a sua empresa, esses 5 motivos irão convencê-lo que o investimento em conteúdo digital é o melhor caminho para alcançar as pessoas nos dias de hoje.
- – Sobrevivência – O mercado mudou e são as empresas de pequeno porte as mais atingidas pelas grandes empresas que exploram todas as possibilidades do e-commerce e usam o conteúdo digital para alcançar o público. “Se você abre mão dessa possibilidade, sua empresa já está em desvantagem”, alerta Leo Soltz, CEO da One Big Media, mediatech especializada em desenvolver e impulsionar criadores de conteúdo.
- – Encontrar seu público – A boa notícia é que você pode usar as mesmas armas. O conteúdo digital é uma excelente maneira de chegar ao consumidor certo, que está procurando o serviço ou produto que você oferece. Usando plataformas digitais como YouTube, TikTok, Facebook, entre outras, você pode disponibilizar informações importantes para a persona do seu negócio.
Informações que conectam os interesses, os desejos e o estilo de vida desses consumidores ao produto e ao serviço que você vende.
- – Construir autoridade – O conteúdo digital também permite que o pequeno empreendedor não seja apenas um vendedor ou fabricante de algum produto. Ele permite que você construa sua autoridade sobre aquele produto ou serviço e sobre o que cerca aquele assunto. Isso torna sua empresa mais confiável para o consumidor e, portanto, aumenta suas chances de converter os contatos em vendas.
Lembre-se: a relação de confiança é extremamente importante entre o cliente e a empresa. “Quando essa relação é estabelecida, o consumidor se sente seguro e começa a falar bem do seu produto ou serviço para outras pessoas”, explica Leo Soltz. E completa: “É o antigo boca a boca, lembra? Então, construa a sua autoridade e ganhe confiança”.
- – Novo cenário, antigas práticas – Lembra quando as pequenas empresas distribuíam panfletos anunciando seus serviços, ou colocavam publicidade em jornais de bairros ou nas Páginas Amarelas? Isso era só uma forma de se comunicar com o público.
A comunicação digital apenas mudou os meios. Se antes você distribuía panfletos no bairro onde moram seus consumidores, agora você deve pesquisar o perfil desses clientes on-line e usar o conteúdo digital para dar o seu recado.
- – Oportunidade de falar diretamente com o consumidor – Antigamente, a lógica da mídia era a mensagem de um para muitos. Ou seja, um grande veículo falava com milhares, milhões de pessoas. Por isso, a publicidade de massa era um negócio caro, fora do alcance dos pequenos empreendedores.
A internet transformou a comunicação em um jogo de mensagens direcionado, em que a comunicação é personalizada. As plataformas digitais permitem conhecer a audiência de forma muito mais específica. Isso permite direcionar o conteúdo digital de forma muito efetiva, sem ter de gastar necessariamente uma fortuna.
“Como se vê, o conteúdo digital não é uma ferramenta exclusiva de grandes empresas. Pelo contrário. Ele pode ser uma alavanca importantíssima para os pequenos empreendedores. E para a nossa própria economia, já que os pequenos negócios respondem por 52% dos empregos formais e por quase 30% do PIB, de acordo com o Sebrae. Pense nisso”, conclui Soltz. – Fonte e outras informações: (https://1bigmedia.com.br/).