153 views 6 mins

5 estratégias essenciais para internacionalizar uma startup

em Destaques
terça-feira, 23 de abril de 2024

De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral em 2023, 68,9% das empresas brasileiras pretendem entrar em novos mercados nos próximos dois anos em estratégias de crescimento global a longo prazo.

Porém, para além da expectativa de empreendedores, a internacionalização também deve fazer parte de um processo de planejamento dentro de um negócio. “Startups que partem para um processo de internacionalização ganham a chance de aumentar a carteira de clientes, conhecer soluções globais e de encontrar a possibilidade de parcerias trianguladas em outros países, além, é claro, dos ganhos em dólar.

Mas, para o funcionamento da estratégia, é necessário que os gestores entendam bem o mercado em que pretendem trazer seus negócios”, explica Guilherme Amorim, Head of Innovation Services da Wayra Brasil, CVC (Corporate Venture Capital) da Vivo/Telefónica.

Diante desse cenário, o executivo destaca 5 pontos fundamentais para iniciar a expansão de um negócio para outros países. Confira:

  1. – Contextualização Global – O primeiro passo para um processo de internacionalização é o entendimento do cenário macro e microeconômico do mercado de interesse. Esse estudo detalhado de processos, colabora para o entendimento das necessidades e das dores que podem ser supridas pelas soluções oferecidas por uma empresa.

Em 2024, por exemplo, sabemos que temos um cenário mais positivo para investimentos, ainda assim, o mercado está cauteloso diante de problemas geopolíticos, mudanças fiscais e, até mesmo, pela evolução rápida de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial. Todas essas condições alteram, de uma maneira, ou de outra, o espaço ocupado por uma startup. Nesse sentido, o contexto é a chave para o sucesso da internacionalização”.

  1. – Capital Humano e Networking – Para que a estratégia funcione e gere resultados, é necessário, ainda, que as empresas sejam capazes de desenvolver planejamentos faseados, com um cronograma próprio de ação. Uma vez definidos os stakeholders, que podem ser desde executivos de alto escalão a fundos de investimentos e institutos de pesquisa, as fases do processo e a equipe que estará à frente do processo de internacionalização, é a hora do chamado GoToMarket.
  2. – GoToMarket: o avanço ao mercado – Essa estratégia de ação, também conhecida como GoToMarket, consiste no lançamento de um produto ou serviço para o mercado e tem como objetivo responder às perguntas básicas, o que, quem, como e onde, para o público-alvo. O GoToMarket é um dos resultados da preparação para iniciar de entendimento de mercado, equipe e demanda.

Para que ela seja eficaz, é necessário um conhecimento amplo da área de atuação, seus agentes e concorrentes – muitas vezes proveniente da própria expertise de mercado que pode ser oferecida pelos investidores angariados nas primeiras fases de planejamento.

  1. – Aposte em parceiros regionais – Guilherme explica que “existem alguns facilitadores que podem otimizar a estratégia de internacionalização de uma empresa. Uma delas consiste na estratégia Follow Your Client, utilizando a própria carteira de clientes internacionais existentes para elaborar uma estratégia de atendimento em outros países, tendo uma relação já existente como ponto de partida”.

Ter um modelo de vendas e distribuição estabelecido junto a equipes locais de atendimento, o que pode ser feito por meio de parceiros regionais, também é um bom facilitador. Nesse sentido, ter a inteligência de mercado para analisar dados externos e internos é essencial para manter o cronograma e as expectativas integradas e em ordem entre as novas fases da operação.

  1. – Adapte sua oferta e preste atenção nas oportunidades – Acessar o mercado global não é uma questão apenas de querer, mas de se preparar para isso. Mercados diferentes exigem estratégias alinhadas a cada contexto; estudar as demandas de cada região pode ampliar as oportunidades de identificação e fidelização dos públicos.

O executivo conclui que mais do que um plano para o futuro, entender sobre o processo de internacionalização também é crucial para o sucesso de uma captação de investimentos, pois há a possibilidade da empresa de se posicionar de forma estratégica para interagir com outros players do mercado. – Fonte e mais informações: (https://br.wayra.com/).