Quando nos apresentamos, a pessoa que nos ouve espera saber um pouco mais, como as atividades que envolvem nossa função, temas importantes e até curiosidades pessoais. Quando estamos em ambientes diferentes, com futuros clientes, novos chefes ou fazendo networking, chega a dar um frio na barriga quando escutamos: “E você, o que faz”?
“Parece que essa frase desencadeia um processo dentro da gente em que ocorrem duas situações: primeiro, queremos nos ‘vender bem’ e contar para a pessoa tudo o que sabemos, como, onde e porque, sem omitir nenhum detalhe. Segundo e, ao mesmo tempo, surge um reloginho na nossa frente e inicia-se uma contagem regressiva de segundos, que é o tempo que temos para interessar ou aborrecer o interlocutor.
No fim, nem sempre sai muito claro. Falamos e demoramos muito mais do que deveríamos porque fica difícil passar tanta informação em tão pouco tempo”, explica a Dra. Cristiane Romano, fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências e Expressividade pela USP. De acordo com ela, se confundimos as pessoas, perdemos o interesse delas. “Devemos simplificar e flexibilizar nossa mensagem. Principalmente se não houver familiaridade com o público.
É a alternativa mais eficaz quando queremos causar um impacto positivo, de modo que o outro tenha a percepção correta da nossa imagem. Os americanos têm até um famoso termo chamado ‘elevator pitch’, que diz que você deve estar preparado para se apresentar e despertar o interesse de um cliente ou investidor em um tempo tão reduzido quanto uma subida (ou descida) de elevador”.
Confira as 5 dicas para você se destacar em qualquer ambiente profissional, por meio de uma boa oratória:
1- Defina como quer se posicionar – O que quer destacar sobre você e sua carreira no atual momento? Reduza seu discurso ao seu ponto forte e pense em como ressaltá-lo em frases curtas e coesas. Elimine detalhes que possam resultar em falas longas e confusas, além de distrair quem está ouvindo.
2- Ache um ponto em comum para atrair a atenção e iniciar sua apresentação – Descubra que interesses tem o seu interlocutor e comece o seu discurso fazendo uma conexão entre o ponto que quer ressaltar sobre você e os temas que interessam a ele.
Pode ser um exemplo de um problema parecido ao que ele tem, cuja solução foi trazida pela atividade que você desenvolve, uma situação onde a sua atuação ganhou destaque pelas suas habilidades, vivências em comum e até conhecidos em comum. Um início interessante e engajado te dá a chance de falar uns minutos a mais.
3- Use palavras que todo mundo entende – Sabe aquele jovem que nasceu depois de 1990 e sabe tudo sobre programação? Se você entende o que ele explica, pode pular para o próximo ponto. Independentemente do seu conhecimento, precisamos passar uma mensagem que qualquer pessoa entenda, mesmo sem ser da nossa área.
Se você trabalha em mercados onde o uso de termos em inglês ou palavras rebuscadas é muito comum, restrinja a prática em outros eventos. Ninguém é obrigado a entender jargões como benchmarking, análise swot ou break-even.
4- Pratique – Quanto mais você praticar, mais à vontade estará com a mensagem que quer passar. Note se a sua fala ainda precisa de ajustes para que seja simples, interessante e compreensível. A sugestão é ter o “elevator pitch” como parâmetro e se apresentar para familiares e amigos. Com o ganho da confiança, pratique com pessoas fora do seu círculo pessoal.
5- Atualize-se sempre – “Os grandes comunicadores e influenciadores estão sempre atualizando seus discursos e o recado que querem passar. Você também deve fazer isso. Nossos pontos de destaque e experiência mudam com o passar do tempo. Trocamos de área, de emprego, de interesse. Tenha sua mensagem revisada e preparada, e será sempre mais fácil transmiti-la aos demais”, finaliza Cristiane.
Fonte e mais informações: (www.cristianeromano.com.br).