O século 21 é uma época definida pelo digital. A aceleração e a importância das plataformas sociais criaram um ambiente mais competitivo, onde empresas e indústrias precisam cada vez mais de redes sociais, canais de vendas digitais e meios tecnológicos para se manterem atualizadas, continuarem a crescer e se relacionarem de forma mais próxima e direta com seus clientes.
Nessa nova era, como implementar o melhor plano digital e estar acima da acirrada concorrência? Steffy Hochstein, digital media manager na ‘another’, tem vários exemplos de como as estratégias de marketing digital impulsionaram efetivamente o crescimento de milhares de empresas no mercado. “Também é muito importante que essas estratégias estejam alinhadas de forma eficiente ao cliente moderno, às novas tendências e às estratégias de vendas disruptivas”, destaca ela.
O mundo do marketing é dinâmico e mutável: tendências, modelos e táticas nunca são definitivas, por isso é importante que qualquer marca ou empresa esteja atualizada com os novos desenvolvimentos do setor. Mas, como ter certeza de que está atualizado com todas essas mudanças?
Práticas como SEO, marketing de conteúdo, uso de vídeos, email marketing e geração de leads são algumas das peças que compõem uma estratégia completa e eficaz que ajudará a se conectar melhor com os clientes, atingir o público-alvo e aumentar as conversões.
Nesse contexto, a another, agência regional de comunicação estratégica, compartilha uma série de dicas para fortalecer um plano de marketing digital, desde o planejamento até a implementação.
• Conheça seu público – É importante saber para qual público você está falando. A ideia de ter uma estratégia digital é anunciar de forma menos invasiva; se você entender as necessidades da marca e com quem quer falar, terá um público menor, mas interessado no produto e na marca.
• Definir claramente os KPIs (Key Performance Indicators) – “Muitas empresas não têm objetivos bem definidos. Para implementar a melhor estratégia de marketing digital é necessário começar pela definição dos indicadores de sucesso, seja na geração de vendas, no aumento de tráfego, na criação de conhecimento de marca e engajamento, etc”, comenta Steffy.
As melhores métricas devem ser selecionadas para avaliar o crescimento e os resultados que estão sendo propostos, a fim de implementar e otimizar campanhas de forma mais eficaz.
• Acompanhe as tendências – Para uma estratégia se manter atual e para que o público esteja constantemente interessado, é importante se manter atualizado com as novas tendências do mercado, levando em conta que constantemente surgem novos produtos que podem ser interessantes ao se implementar uma estratégia, ou outras formas de segmentar, produtos inovadores e formatos que, de acordo com os objetivos que queremos atingir, possam ser implementados.
• Desenvolva uma estratégia de SEO – Atualmente, para conseguir um bom posicionamento é necessário garantir que tenhamos um site devidamente otimizado, o que se consegue com estratégias de SEO que ajudam a entender o comportamento orgânico do site e dão uma ideia de como ele pode ser melhorado, para ficar na mente do público.
• O poder do inbound marketing. As estratégias de inbound permitem atrair novos clientes, mantê-los informados e fidelizá-los, sempre de forma amigável. Conhecer o público e ser capaz de refiná-lo cada vez mais, leva mais pessoas a se tornarem clientes fiéis.
Entender e aplicar essas dicas, sem dúvida, dará aquele empurrãozinho para ter um plano digital mais competitivo em um ambiente em que a participação das marcas é cada vez maior e onde praticamente qualquer pessoa pode entrar tendo apenas Internet e um dispositivo móvel conectado. – Fonte e outras informações, acesse: (https://another.co/).